A maior rede de estudos do Brasil

Qual princípio é adotado em relação a exposição do preso na mídia? Liberdade de expressão, Direito à informação ou Direito de Imagem e privacidade?

No caso, em relação a notíca de um crime cometido, os jornais expõem nome sobrenome, vídeos e fotos dos presos que ainda não foram condenados, muitos deles até podem ser inocentes, o caso em questão e saber qual direito prevalece, o dever de passar as notícias completas informando sobre o preso ou esconder esses dados, privando a intimidade do presio. Lembrando que ainda não foi condeado em processo criminal, não teve transito em Julgado. É meu tema de TCC- Queria Dicas também. 


2 resposta(s)

User badge image

Everaldo Morais

Há mais de um mês

Direito de Imagem e Privacidade

Direito de Imagem e Privacidade

User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

Com  fulcro na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 até o trânsito em julgado ninguém poderá ser considerado culpado e menciona também que é livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato.  No código civil em seu artigo 20 dispõe:  Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Observado esses preceitos verifica-se que na colisão horizontal de direitos fundamentais prevalece primeiramente o direito à liberdade de informação e de expressão sendo que quando houver um erro ou abuso por parte da equipe jornalística o indivíduo poderá pedir o direito de resposta proporcional ao agravo sofrido além da indenização que couber no caso. Pesquise a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a liberdade de expressão jornalística, pois, isso vai enriquecer seu trabalho. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes