Buscar

Qual ensaio utilizado para determinação da expansibilidade do Cimento Portland

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

 

Utilizando a NBR 11582/1991, que é a norma que prescreve o método de determinação das expansibilidades a quente e a frio da pasta de cimento.


 

É o ensaio “Determinação da expansibilidade de Le Chatelier” o nome se deve a agulha de “Le Chatelier” que é utilizada no ensaio. O ensaio funciona da seguinte maneira, a agulha de Le Chatelier constitui-se de um cilindro com 30 mm de diâmetro e 30 mm de altura, com duas hastes soldadas nas laterais. Para a execução do ensaio primeiro é feito a aferição da agulha, logo depois a preparação da pasta de cimento e moldagem dos corpos de prova, essa parte é feita lubrificando duas placas de vidro com óleo mineral, a agulha é colocada em cima da placa e preenchida com a pasta de cimento e colocada outra placa de vidro por cima e um contrapeso sobre todo o conjunto. Devem ser moldados 6 corpos de prova. Com isso é iniciado o processo de cura, os corpos de prova são colocados dentro da água e logo é feita a 1ª medida do afastamento das hastes e depois de 7 dias as hastes são novamente medidas para saber quanto o concreto tem-se expandido. A diferença dessas duas medidas foi o quanto ele se expandiu. E assim é feita a determinação da expansibilidade de Le Chatelier.

Fonte: NBR 11582 cimento Portland - Determinação da expansibilidade de Le Chatelier

Acessado em 23/09/18.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com a NBR 11582/1991:

É o ensaio “Determinação da expansibilidade de Le Chatelier” o nome se deve a agulha de “Le Chatelier” que é utilizada no ensaio.


Fonte: NBR 11582 cimento Portland - Determinação da expansibilidade de Le Chatelier

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais