Buscar

Questão de química analítica - alguém poderia me ajudar?

Uma amostra de urina coletada por 24 horas foi diluída a 2,000 L. Após a solução ter sido tamponada a pH 10, uma alíquota de 10,00 mL foi titulada com 27,32 mL de EDTA 0,003960 mol L-1. O cálcio em uma segunda alíquota de 10,00 mL foi isolado como CaC2O4(s), redissolvido em ácido e titulado com 12,21 mL da solução de EDTA. Presumindo que as quantidades normais se situam entre 15 e 300 mg de magnésio e 50 e 400 mg de cálcio por dia, essa amostra cai dentro dessa faixa?

💡 5 Respostas

User badge image

Maria Luísa Sales

Muito obrigada!
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de Química Analítica.


Em uma titulação é necessário entender que as moléculas do titulante reagem com as moléculas do titulado, até que o titulante reaja com todo o titulado presente na amostra. Nesse caso essa reação ocorre numa proporção de 1:1. Então, considerando os dados da questão, pode-se afirmar que foram necessários 27,32 mL de EDTA para consumir todo o magnésio presente em 10,00 mL da amostra e 12,21 mL de EDTA para consumir todo o cálcio presente em 10,00 mL da amostra.

Se a reação ocorre na proporção 1:1, pode-se dizer que 1 mol de EDTA reage com 1 mol de magnésio e cálcio. Usando a fórmula da concentração: C = mol/V; pode-se reescrever mol = C.V; e como mol de EDTA é igual a mol de cálcio ou magnésio:

Usando essa fórmula, calcula-se a concentração de Magnésio e Cálcio na alíquota de 10,00 mL.

Ainda, é necessário considerar que a concentração calculada é relativa à diluição da amostra original. Uma vez de posse do volume de urina diluído, é possível calcular o fator de diluição e multiplicá-lo pela concentração encontrada usando a fórmula acima.

Por fim, deve-se atentar que apesar, da concentração na alíquota de 10,00 mL e na diluição de 2 L ser a mesma, a massa não é. Portanto, é preciso encontrar a quantidade de mols da substância em 2 L e depois usar a massa molecular para encontrar a massa.

Magnésio:

Sabendo que a MMMg = 24 g/mol

Esse valor corresponde a 0,52 g, que é 520 mg. Portanto, está fora da faixa permitida.

Cálcio:

Sabendo que a MMCa = 40 g/mol

Esse valor corresponde a 0,38 g, que é 380 mg. Portanto, está dentro da faixa permitida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais