Buscar

Alguem poderia me explicar as fases do desenvolvimento infantil?

💡 1 Resposta

User badge image

nathalia lacerda

Sim, de acordo com o psicanalista Ivan Capelatto, nos traz os seus estudos baseados em análises feitas por Freud.

Na Fase  Oral, as crianças de até 2 anos de idade recebem estímulos em que o cérebro reconhece o prazer na boca. É nessa fase que o bebê deverá aprender a fazer o reconhecimento do seu cuidador e apresenta comportamentos rotineiros. As crianças que possuem vários cuidadores não criam vínculos afetivos e acabam tendo prejuízos afetivos no futuro.

Já com 3 a 4 anos, a criança encontra-se na fase Anal e ela começa a controlar as necessidades fisiológicas, aparece a função do reconhecimento de si e do outro. Esta é a fase dos “porquês”. É importante que os pais conheçam seus filhos e que nessa fase já imponham limites, sabendo dizer não sem precisar justificar o não. Pois para o estudioso, o limite é o desejo de quem cuida e isso gera uma frustração positiva que decorrerá um crescimento pessoal da criança, pois aqui ela apresenta um juízo crítico conseguindo medir as consequências dos seus atos.

 No decorrer dos anos, agora com 4 a 5 anos, a criança entra na fase fálica. Isto é, passa a apresentar sensações e experiências com seus órgãos genitais. Já consegue distinguir feminino e masculino e inicia-se a percepção da família desenvolvendo sua afetividade.

Durante os 6 a 10 anos a característica predominante é o medo, pois o “medo é a nossa defesa mais justa” a criança começa a apresentar manias e consegue se aproximar de quem ele deseja ser.  Aqui marca-se o fim da infância.

Terminada as fases da infância, temos a puberdade que marca o início da adolescência, sendo um emaranhado de emoções e afetado pela ação hormonal o comportamento assemelha-se a fase anal. E surgem os traços de agressividade.

Tudo isso é importante para um bom desenvolvimento familiar e afetivo. É de extrema importância que os pais conheçam e entendam as fases e mudanças que seus filhos passam para tornarem um bom adulto.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image