Buscar

Como é feita a aprovação de uma lei complentar ?

💡 2 Respostas

User badge image

Ariana Silva

A lei complementar fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, conforme a Constituição. O quórum para aprovação de projeto de lei complementar é maioria absoluta das duas Casas do Congresso (41 senadores e 257 deputados). A votação no Senado é feita em turno único, mas na Câmara realiza-se em dois turnos.

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para responder tal pergunta, é importante que se faça um panorâma geral sobre as características da lei complementar.

A Lei complementar serve de complemento à Constituição Federal, no que ela não trata, e para fixar a cooperação entre os entes federados.

Quanto à matéria, é importante salientar que a própria constituição estabelece, expressamente, a necessidade de edição de lei complementar para tratar de certas matérias nela versadas como, por exemplo, para criação de Território Federal (artigo 18, § 2º) ou instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Ou seja, toda matéria que deve ser necessariamente regulamentada por lei complementar está explicitamente prevista na Constituição.

Quanto ao quórum de aprovação, cabe mencionar que a lei exige determinada quantidade de votos necessária para a aprovação dessa lei. Segundo a CRFB/88, a lei complementar só poderá ser aprovada por maioria absoluta de cada Casa do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado):

Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.

A maioria absoluta corresponde à metade dos membros de Cada casa mais um, se este número for par, ou o primeiro número inteiro superior à metade desse quantitativo, se o total de membros for um número ímpar.

A Câmara dos Deputados tem 513 membros, um número ímpar. Dessa forma, a maioria absoluta de seus membro é o primeiro número inteiro acima da metade, ou seja, 257 Deputados. Da mesma forma, a maioria dos Senadores é o primeiro número inteiro maior que a metade dos 81 Senadores, ou seja, 41, dado que a metade é 40,5.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais