Buscar

Essas limitações circunstanciais impedem a tramitação de uma PEC ou apenas a aprovação de uma emenda constitucional? a) Impedem apenas a aprovaçã...

Essas limitações circunstanciais impedem a tramitação de uma PEC ou apenas a aprovação de uma emenda constitucional?


a) Impedem apenas a aprovação da emenda constitucional
b) Impedem apenas a tramitação da PEC
c) Impedem tanto a tramitação da PEC quanto a aprovação da emenda constitucional

Essa pergunta também está no material:

Poder Constituinte
7 pág.

Direito Constitucional I Centro universitário são LucasCentro universitário são Lucas

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) Impedem tanto a tramitação da PEC quanto a aprovação da emenda constitucional. As limitações circunstanciais podem afetar todo o processo de tramitação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), desde a sua apresentação até a sua aprovação final como emenda constitucional.

0
Dislike0
User badge image

Israel vitor

A resposta correta é (c).

O artigo 60, § 1º, da Constituição Federal de 1988, estabelece que a Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. Essa limitação circunstancial impede tanto a tramitação quanto a aprovação de uma emenda constitucional.

A interpretação literal do texto constitucional poderia levar à conclusão de que a limitação se refere apenas à aprovação da emenda constitucional, pois a redação do dispositivo é "a Constituição não poderá ser emendada". No entanto, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) é no sentido de que a limitação se aplica também à tramitação da PEC.

Em 2013, o STF decidiu, no julgamento do Mandado de Segurança 31.104, que a limitação circunstancial impede a tramitação de uma PEC durante a vigência de intervenção federal. O STF entendeu que a limitação visa garantir a estabilidade institucional do país em momentos de crise.

Portanto, a resposta correta é (c). As limitações circunstanciais impedem tanto a tramitação quanto a aprovação de uma emenda constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais