Buscar

A probabilidade de se ter um óvulo com o genótipo ABC será de:

A partir da meiose de uma espécie animal com 2n=6 cromossomos com a constituição AaBbCc em que as letras maiúsculas representam os cromossomos de origem paterna e as minúsculas os de origem materna. Pergunta-se: A probabilidade de se ter um óvulo com o genótipo ABC será de:

Escolha uma:

  1. 1
  2. 1/8
  3. 1/4
  4. 1/2

💡 2 Respostas

User badge image

Marcela Bergamini

A resposta  é  1/8. Isso se deve pela combinação de fatores, ou seja, pela regra da multiplicação da genética somada a regra da probabilidade temos: 

Gene A : 1/2 de chance

Gene B : 1/2 de chance 

Gene C : 1/2 de chance

Para ser ABC: o individuo precisa ser A e B e C, ou seja, seguindo a regra do E em genética devemos multiplicar todas as possibilidades 

1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/8

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Foram utilizados conceitos de genética para responder essa questão


Meiose é uma forma especializada de divisão celular que produz células reprodutivas, como esporos de plantas e fungos, espermatozoides e óvulos. Todas as células são originárias de outras células. O principal mecanismo pelo qual isso ocorre é através da divisão celular. Em geral, esse processo envolve uma célula “pai”, com um número 2n de cromossomos, dividida em duas ou mais células “filhas”, com número n de cromossomos. Desta forma, a célula-mãe é capaz de transmitir seu material genético de geração em geração.


Tratando-se de uma espécie 2n=6, temos que a espécie apresenta 3 pares de cromossomos homólogos, como a notação AaBbCc deixa transparecer. Denominando com letras cada cromossomo, ou seja, o primeiro par de cromossomos homólogos recebe a letra a (um maiúsculo e um minúsculo), o segundo par a letra b e o terceiro a letra c. O fato dos cromossomos denominados com letra maiuscula serem de origem paterna e os com letra minuscula serem maternos, não interfere no resultado, visto que não há explicação no enunciado sobre o sexo desse indivíduo, nem da denominação específica de um cromossomo sexual.

Para a meiose, teremos então a separação e duplicação desses cromossomos, e logo depois a divisão em gametas, obtendo então gametas com a segunite configuração: 2 gametas com cromossomos abc e 2 gametas com a configuração ABC. Visto que a probabilidade de este indivíduo ser fêmea, ou seja, de que o gameta gerado seja um óvulo, é de 1/2, e que a probabilidade de que o gameta seja ABC é de 2/4 (2 gametas ABC em quatro possíveis gametas). Temos, portanto, uma probabilidade de 1/4 de que seja um óvulo com cromossomos ABC.


Fonte:

https://www.livescience.com/52489-meiosis.html

(acessado em 04/10/18)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais