Buscar

libras

As línguas de sinais existem de forma natural em comunidades linguísticas de pessoas surdas e, consequentemente, partilham uma série de características que lhes atribuem caráter específico e as distinguem dos demais sistemas de comunicação não verbal. A criança surda, quando tem a possibilidade de acesso a ela, ainda na primeira infância, consegue desenvolver a sua linguagem de forma plena, da mesma forma que a criança ouvinte em contato com adultos ouvintes. A Língua de Sinais é a melhor escolha na instrução dos surdos, porque:

a.

É uma língua de modalidade gestual-auditiva, pois permite a transmissão de mensagens entre surdos e ouvintes.

b.

É uma língua de modalidade gestual‑visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, a fim de transmitir uma mensagem.

c.

É uma língua de modalidade oral‑auditiva, por utilizar, como canal ou meio de comunicação, sons articulados que são percebidos pelos ouvidos.

d.

É uma língua de modalidade gestual-oral por utilizar como meio de transmissão de mensagens gestos comparáveis à pantomina que permite o desenvolvimento oral do surdo.

e.

É uma língua de modalidade oral-visual por utilizar a Língua Portuguesa para organização da mensagem a ser sinalizada.

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Alexandresilveira

b.

É uma língua de modalidade gestual‑visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, a fim de transmitir uma mensagem.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, que trata-se de um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação com pessoas surdas ou ouvintes, sendo regulamentada no Brasil pela Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República; decretando que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Comumente a LIBRAS pauta-se em cinco parâmetros. São eles:


  1. A configuração da mão;
  2. Ponto ou local de articulação: trata-se do local onde os signos são articulados na frente do assinante;
  3. Orientação (direcionalidade): trata-se do plano em que a palma da mão se orienta;
  4. Movimento;
  5. Expressão facial e corporal.
  6. Portanto, tendo em vista o que foi explicado, a Língua de Sinais é a melhor escolha na instrução dos surdos, porque é uma lingua de modalidade gestual-visual porque utiliza como canal ou meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão a fim de transmitir uma mensagem e, desse modo, a alternativa b) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais