Buscar

O Direito encontra-se amparado apenas a norma fundamental?

💡 2 Respostas

User badge image

Giovana Soares Carneiro

O Direito não é uma ciência jurídica absoluta e exata; pelo contrário, é dinâmica e busca adaptar-se às mudanças ocorridas na sociedade. Em virtude dessas novas situações, surge a necessidade do nascimento de novas leis com intuito de regrar essas condutas (SECCO, 2009). Para correlata adequação, faz-se necessário estabelecer norma como gênero e como espécie: como gênero, Ávila (2004) refere-se à totalidade das normas possíveis dentro do ordenamento jurídico, isto é, normas não são os textos nem o conjunto deles, mas os sentidos construídos a partir da interpretação sistemática de textos normativos. Daí se afirmar que os dispositivos se constituem no objeto da interpretação, e as normas, no seu resultado.

Outrossim, têm-se segundo Alexy (2002) a limitação da norma em espécie, a norma de direito fundamental, construída mediante base constitucional e, especificamente, dos institutos de direito fundamental previstos na Carta Magna. Desse modo, mesmo que as propostas de definição sejam variadas, sem consenso quanto a uma definição única, pode-se afirmar que, quando alguém possuir um direito fundamental, terá uma norma de direito fundamental válida, a qual lhe outorga esse direito. Com tal perspectiva, normas de direitos fundamentais constituem aquelas que envolvem direitos fundamentais previstos na lei fundamental. Nesse ínterim, a norma, concebida a partir de um processo de interpretação, não pode ser inserida em ordenamentos jurídicos fechados ao respectivo preceito, pressupondo um sistema aberto à dinâmica da realidade. 
 

REFERÊNCIAS

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Madri: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2002.

 

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.
 
SECCO, Orlando de Almeida. Introdução ao estudo do direito. 11. ed. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2009.

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Kelsen prevê, em sua obra, o Direito como um sistema escalonado de normas, hierarquicamente organizadas em disposição piramidal, sendo cada uma fundamentada pela norma que se encontre superior e, ao mesmo tempo, todas encontrando seu fundamento de validade em uma norma que se encontra fora do sistema positivado, conhecida como norma hipotética fundamental, que seria a base de todo o ordenamento jurídico.

O Direito, portanto, seria um conjunto de normas positivadas, livre de lacunas, fechado e autônomo, pautado pela diretriz traçada pela norma hipotética fundamental. 

https://joanablp.jusbrasil.com.br/artigos/223856269/a-edificacao-da-teoria-pura-do-direito-a-norma-hipotetica-fundamental

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais