Buscar

Considerando a necessidade de que sejam concretizados os direitos fundamentais de cunho prestacional, qual o principal dever do cidadão?

💡 3 Respostas

User badge image

Chesley Rocha

morrer

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para que possamos compreender melhor sobre a origem do direito prestacional, assim como os direitos no âmbito do cidadão vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Introdução ao direito.
Podemos entender como direito prestacional o direito que é formado a partir de direcionamentos constitucionais, sem que haja necessariamente o fato de que o Estado disponha desses bens. Ainda assim, é direito do cidadão exigir tais premissas que devem ser cedidas pelo Estado.

Isso tange o que é visto como um direito que é do cidadão nato, o de cobrar do Estado que suas necessidades mínimas sejam atendidas, especialmente quando se paga impostos e permite o funcionamento da máquina pública.

Como consequência, é dever do cidadão garantir o bom funcionamento da sociedade, respeitando as regras e normas a ela atribuídas. Identificando fatores limitantes e melhorias que podem ser realizadas


No sentido apresentado anteriormente o direito prestacional é atribuído ao Estado como principal formulador e detentor, garantindo melhorias sociais e condições para a sobrevivência.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais