Buscar

3. Quais os métodos de pesquisa da psicolinguistica?

Respostas

User badge image

Rosye Santos

Para identificar e analisar os processos subjacentes da compreensão e produção da linguagem, a Psicolinguística utiliza-se de métodos científicos.


GODOY e SENNA, no livro Psicolinguística e Letramento, elencam três métodos psicolinguísticos que favorecem os estudos nessa área.


São eles:


MÉTODO OBSERVACIONAL: que consiste na observação do comportamento linguístico do sujeito, que através de gravações ocultas, são pesquisadas as atividades verbais em momentos contextualizados.


MÉTODO EXPERIMENTAL: baseado em uma hipótese, o método é empregado deduzindo o tipo de consequências empíricas que a hipótese prediz. A manipulação de eventos e resultados é impossível dentro do método experimental, portanto, não pode ser aplicado nos estudos de produção de linguagem.


MÉTODO DA SIMULAÇÃO COGNITIVA: através de representações simbólicas e regras computacionais, simula-se com um modelo de atuação humana a produção de linguagem e sua compreensão. 


A abordagem psicolinguística leva em consideração as capacidades psicofisiológicas do indivíduo, baseadas em seu conhecimento individual dentro do ambiente social em que vive.



Retirando com adaptações do Blog Espaço Terapia, de Cecilia de Fazzio – Psicopedagoga e Terapeuta.


Disponível em: <http://ceciliafazzio.blogspot.com.br/2013/03/introducao-sobre-psicolinguistica-parte.html> Acesso em: 16 set 2013.


Cecília de Fazzio utilizou-se da fonte de pesquisa: Psicolinguistica e Letramento, de Elena Godoy e Luiz Senna. Ed. Ibepex.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando