Buscar

Quais filósofos influenciaram a psicologia?

💡 5 Respostas

User badge image

Deny Cerqueira

Recorremos a  história, lá atrás antes de Cristo, quando o pensar e o questionar humano fomentava questões que seriam eloquentementes  mediante à época e permeava a mente de homens que transformariam o mundo com suas inquietações.

A psicologia como ciência emergiu a partir dos pressupostos destes téoricos, que até hoje influenciam o nosso fazer ciêntifico, por isto se faz necessário retratar citando-os e pensando nestas influências em dois momentos significativos:  “um  filosófico” como grandes nomes que abririam caminhos para a Psicologia: Socrates, Platão, Aristósteles, Pitágora, Tales de Mileto outro “pré-científico”: Wundt, criando o primeiro laboratório experimental, seguindo de Nietzsche, René Descartes pensando na subjetividade do homem, Jean Jacques Rousseau pensando na moralidade deste homem, e Hume que muda intensamente o sentido de se entender as questões emergidas do homem, e sem dó ataca o seu “eu e a metafísica”, Immanuel Kant que da um novo sentido ao sujeito e como se dar a sua percepção de mundo, e Hege que discorre sobre a racionalidade e uma lógica para tudo. Darwin, Marx e Freud que remexeram nos alicerces mentais do homem levando-os a repensar por outros viéis a sua conciência política mental fisica e biológica, e esta influencia se deu também com Friedrich Nietzsche, e Wittgenstein, fazendo surgir um formato de contemporaneidade. Sartre que leva este homem a ser e estar no mundo, Valndo assim ressaltar que existe neste caminhar filósofico fazendo que este sujeito estabelecesse relações que levam o eu, a pessoa, o cidadão, e o sujeito a serem configurados dentro de uma concepção que cada um estabele consigo, com o meio e com o outro.   Nada era igual ao que era antes e tudo plasmava sobre um olhar novo, que necessitava de outras confluencias e trocas. que foi se confluindo com o ser e estar no mundo para o mundo, do ser humano no decorrer deste influenciador. John Watson que abordava o homem por uma nova natureza, buscando assim retirar da subjetividade a psicologia para uma nova visão, Skinner que plantou o radicalismo  sugerindo que o sujeito não existe e que seu comportamento seriam influenciados. Concluindo assim que ao tentar responder a referida questão não poderia tão somente dizer esse ou aquele, mas elencar sobre nomes que influenciaram a psicologia no decorrer da história de sua formação enquanto ciência e profissão. Não esquecendo que todos estes acontecimentos foram permeados de importantes contribuições destes grande nomes que foram e continuarão a ser alicerceres teóricos para novas correntes e escolas que surgirão neste novo cenários das psicologias, e que com certeza influenciaram cada época levando  em consideração os aspectos socio-político que ali se expressava.

 

Fonte: http://www.institutoreichiano.com.br/1.AFilosofia.pdf. Acessado em 18.02.2015. 

4
Dislike0
User badge image

Deny Cerqueira

Obrigada Rachel

1
Dislike0
User badge image

Rachel Medeiros

Valeu!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais