Buscar

sobre o conselho de Ètica e decoro parlamentar verifique as alternativas a seguir

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Gomes

Sobre o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, verifique as alternativas a seguir: I. Nas duas Casas Legislativas, há um Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que, entre outras atribuições, busca observar os preceitos éticos, preservar a dignidade parlamentar e responder consulta à mesa diretora, comissões parlamentares e deputados acerca de matérias de sua competência. II. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar somente atua mediante provocação da mesa diretora das Casas Legislativas para instaurar processo disciplinar contra deputado ou senador que tenha agido de forma a violar o Código de Ética e Decoro Parlamentar. III. Nenhum deputado/senador, comissões, cidadãos e cidadãs pode requerer à mesa diretora das Casas Legislativas representação em face do parlamentar. Apenas os partidos políticos com representação no Congresso Nacional podem encaminhar à mesa diretora representação em face do parlamentar que atentou contra a ética e/ou o decoro parlamentar, sendo que a mesa enviará tal representação diretamente ao Conselho de Ética. IV. De acordo com o resultado apurado em processo disciplinar, irá aplicar sanções com base no Código de Ética, que não pode estabelecer a cassação do mandato parlamentar. Está (ão) FALSA (S): a. Apenas a II. b. Apenas a I. c. III e IV. d. Apenas a III. e. I e II.


0
Dislike0
User badge image

Juliana Gomes

Em ambas as Casas, cabe ao Conselho de Ética julgar os parlamentares suspeitos de transgredir as leis ordinárias, constitucionais ou que tenham se portado de maneira inadequada no Parlamento.


O Conselho de ética e decoro parlamentar somente entra em ação quando provocada pela mesa diretora, mas tanto cidadãos quanto comissões e partidos políticos podem requerer a ação da mesa diretora.


A depender das sanções determinadas pelo Conselho de Ética, pode haver a cassação do mandato parlamentar.


As assertivas III e IV estão incorretas.


Alternativa c.


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/18522887#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais