A maior rede de estudos do Brasil

Quais os princípios do direito do trabalho


3 resposta(s)

User badge image

Angélica Do Amaral Scapin

Há mais de um mês

  • Principio da proteção. ...
  • In dúbio pró operário. ...
  • Da aplicação da normal mais favorável. ...
  • Da condição mais benéfica. ...
  • Irrenunciabilidade de direitos. ...
  • Primazia da realidade. ...
  • Da inalterabilidade contratual lesiva
  • Principio da proteção. ...
  • In dúbio pró operário. ...
  • Da aplicação da normal mais favorável. ...
  • Da condição mais benéfica. ...
  • Irrenunciabilidade de direitos. ...
  • Primazia da realidade. ...
  • Da inalterabilidade contratual lesiva
User badge image

Gabriela Gattulli

Há mais de um mês

- Princícpio do “in dubio pro operário

O Princípio Deriva Do Princípio Do Direito Penal “In Dubio Pro Réu” significa que, permanecendo alguma dúvida no caso concreto, a interpretação que deve prevalecer é aquela favorável ao mais fraco, sendo que, no tocante à luta entre capital e trabalho, invariavelmente, o trabalhador é o mais vulnerável, ou, melhor dizendo, hipossuficiente. Assim, necessário se faz que a interpretação lhe beneficie

-Princípio Da Norma Mais Favorável

Quando houver muitas normas sobre a mesma matéria, a pirâmide para se chegar à conclusão de qual norma aplicar, não serão a Constituição Federal, leis federais, convenções coletivas ou regulamento da empresa, obrigatoriamente, mas, sim, aquela norma que forma mais favorável dentre as várias diferentes em vigor.

Deste modo, o princípio da norma mais favorável busca aplicar a legislação que mais favoreça o trabalhador, independentemente de sua hierarquia. Com isso, busca-se uma utilização mais equânime da lei, para aquele que é hipossuficiente. 

-Princípio Da Irrenunciabilidade Das Garantias Legais Do Trabalhador.

Durante o contrato de trabalho, o empregado não pode, em regra, renunciar seus direitos trabalhistas, tendo em vista que há uma presença da subordinação do empregado frente ao empregador. Portanto, caso haja prejuízo para o empregado, o ato será declarado nulo. 

-Princípio Da Irredutibilidade Salarial

Como o próprio nome já diz, tem por finalidade resguardar o direito do empregado de não ter seu salário reduzido pelo empregador. O princípio tem como objetivo garantir a estabilidade econômica para o empregado.

-Princípio Da Primazia Da Realidade 

Segundo tal princípio, a realidade fática deve prevalecer sobre os dispositivos do contrato previamente estipulados, pois é absolutamente comum, em muitos casos, as partes acordarem de uma forma, porém, na prática, o contrato é cumprido de outra forma. Assim, tal princípio está ligado com o princípio da verdade real, o qual faz parte da doutrina penal.

-Princípio Da Imperatividade Das Normas Trabalhistas.

Segundo tal princípio, as regras do Direito do Trabalho não estão sujeitas, em regra, a alteração pela vontade das partes. Com isso, identifica-se que as normas trabalhistas são impositivas, restringindo, portanto, a autonomia das partes no que toca às condições contratuais. O princípio encontra-se em xeque desde o advento da reforma trabalhista.

-Princípio Da Continuidade Da Relação De Emprego

O princípio deriva da imagem que o contrato de trabalho, quando não tiver tempo determinado estabelecido, será em regra contínuo e indeterminado. Contudo, há exceções, como se vê nos contratos por prazo determinado e no contrato de trabalho temporário. Deste modo, esse princípio tem como finalidade preservar o contrato de trabalho com a empresa. 

-Princípio Da Inalterabilidade Contratual Lesiva Ao Empregado

O princípio em comento busca evitar qualquer tipo de alteração no contrato de trabalho do empregado que venha a lesá-lo. 

- Princípio Da Razoabilidade

É interessante destacar a lição de Américo Plá Rodrigez, “o princípio da razoabilidade consiste na afirmação essencial de que o ser humano, em suas relações trabalhistas, procede e deve proceder conforme à razão”

-O Princípio Da Boa-Fé.

O princípio da boa-fé determina obrigações tanto para o empregado quanto para o empregador, com a finalidade de harmonizar a relação de trabalho. Nos dias atuais, esse princípio é visto como um informante para todo o ordenamento jurídico, trazendo condutas morais e jurídicas.

 

User badge image

Vivian Graminho

Há mais de um mês

Há divergência entre os autores acerca dos princípios específicos de direito do trabalho. De qualquer maneira pode-se dizer que são:

Princípio da proteção que se subdivide em três subprincípios:

a) In dubio pro operario 

b) Norma mais benéfica

c) Condição mais benéfica

Princípio da irrenunciabilidade

Princípio do contrato realidade

Princípio da continuidade da relação de emprego

Princípio da irredutibilidade salarial

Princípio da autodeterminação coletiva

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes