Gestão de projetos

Para auxiliar os envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) elencou alguns processos essenciais à gestão da comunicação que vão desde as partes interessadas, o planejamento das comunicações, como serão distribuídas as informações, o gerenciamento das expectativas das partes e o reporte do desempenho.  Em projetos, um fato importante que não pode ser esquecido é a identificação correta dos stakeholders. Esquecer algum deles (ou mesmo deixar de envolver pessoas por vontade própria) pode prejudicar o andamento e até mesmo o início de projetos.

Analise a tabela a seguir com os processos de comunicação

Processos de gestão da comunicação - Coluna A Características - Coluna B

1 - Identificação das partes interessadas

I - Administrar as comunicações e as interações do projeto com os grupos e entre os grupos e solucionar os problemas, caso ocorram.

2 - Planejar as comunicações

II - Coletar e distribuir informações sobre o desempenho do projeto, incluindo relatórios de andamento, medições desse progresso e previsões sobre o mesmo.

3 - Distribuir as informações

III - São todos os stakeholders ¿ pessoas, empresas, grupos ou organizações ¿ que tenham um nível de relacionamento com o projeto ou possam ser afetadas por ele.

4 - Gerenciar expectativas das partes interessadas

IV - Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders.

5 - Reportar o desempenho

V - Determinar qual é a necessidade de comunicação das partes envolvidas, quais informações devem ser distribuídas e para quem, e quais meios serão utilizados para esse propósito.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:


1-III, 2-V, 3-IV, 4-I, 5-II.

1-II, 2-III, 3-IV, 4-V, 5-I.

1-III, 2-IV, 3-V, 4-I, 5-II.

1-IV, 2-V, 3-I, 4-II, 5-III.

1-V, 2-I, 3-II, 4-III, 5-IV.

 

Disciplina:Gerenciamento de Projetos1.519 materiais