Buscar

Nefrologia

Estou com dificuldade de compreender o clearace osmalal. Alguém consegue esclarecer essa técnica?

💡 2 Respostas

User badge image

Raphael Buzatto

O clearance ou depuração total, é uma técnica q visa medir a fução renal, para isso ela se ultiliza da seguinte formula:

C=U*V/P em q C=clearance, U=Concentração de X na urina, V=taxa de fluxo urinário, P=concentração plasmatica de X

Para se obter o valor da filtração glomerular de uma pessoa, é necessário uma substancia que seja livremente filtrada, pouco secretada, não absorvida e que tenha concentração plasmatica constante. A substancia que melhor se encaixa é a creatinina. O clearance da creatinina nos mostra filtração glomerular, podendo ser estimada a função renal da pessoa. 

Desse modo, medindo-se a concentração plasmática da creatinina é possivel determinar patologias envolvidas na filtração glomerular, pois a creatinina é inversamente proporcional a FG. Isto quer dizer que um aumento de 50% da creatinina plasmatica informa que há uma diminuição de 1/2 da FG.

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Reis Bezerra

E um exame que é solicitado para observar como está o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. É responsável também por medir os níveis de sódio no sangue, e a dinâmica da produção de urina. 

O exame de clearance osmolar tem como principal objetivo investigar quadros de hiponatremia, quando a concentração plasmática de sódio diminui por reter grande quantidade de água em relação ao soluto. 

Quando isso acontece resulta em diarreia, insuficiência cardíaca, doença hepática, doença renal e síndrome de secreção inapropriada de ADH (SIADH). 

A clearance investiga ainda possíveis intoxicações por álcool, resultantes de ingestão metabólica de toxinas, e monitora o tratamento de doenças que afetam a osmolalidade, sendo possível conter quadros de diarreia crônica por exemplo. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais