Buscar

Explicação para os elementos básicos de um sistema economico

Gente, aqui no livro tem três elementos básicos de um sistema econômico , porém não foi explicado em aula e não econtrei na internet, nenhuma explicação realmente boa e inteligente, abaixo estão os títulos dos elementos, se alguém souber, agradeço!

- Eestoque de recursos produtivos ou fatores de produção;

- Complexo de unidades de produção;

- Conjunto de instituições políticas, jurídicas, economicas e sociais.

💡 2 Respostas

User badge image

amanda silva nascimento

1) os estoques de recursos produtivos ou fatores de produção, que são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; 2) o complexo de unidades de produção, que são constituídas pelas empresas; 3) o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade.

3
Dislike1
User badge image

Pablo Chebabi

Oi Maria! Tudo bem?

Esses elementos são bem generalistas, existe um encaixe entre eles e vou tentar te explicar aqui de forma sucinta:

Os estoques de recursos produtivos são elemento básico pois a disponibilidade desses recursos afetam as possibilidades de produção (lembre-se da FPP). Terra, capital físico e mão de obra são os mais comuns.

As unidades de produção decidem, com base na disponibilidade dos fatores e em sua estrutura de produção (função de produção) e de custos (funções de custos totais, marginais, médios...), quais bens serão produzidos e quanto de cada bem será ofertado (buscando sempre maximizar lucros e minimizar custos). 

Por fim, as instituições são responsáveis por propiciar, através da edição de normas, o melhor fluxo possível dos bens (produzidos pelas unidades de produção e com utilização dos fatores) para a sociedade, buscando satisfazer a demanda sempre inconstante. 

Essas instituições buscam corrigir falhas de mercado, evitar a existência de estruturas de mercado com alta concentração de poder, estudar os mercados, inclusive os internacionais, para analisar as tendências e criar melhores condições para a abertura de empresas..Enfim, foco na eficiência!

 

Espero ter ajudado!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Fatores de produção é um termo econômico que descreve os insumos usados ​​na produção de bens ou serviços para obter lucro econômico . Os fatores de produção incluem terra, trabalho, capital e empreendedorismo. Esses fatores de produção também são conhecidos como gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra, e o conhecimento foi recentemente discutido como um potencial novo fator de produção.

Fatores de produção incluem qualquer recurso necessário para a criação de um bem ou serviço. No núcleo, terra, trabalho, capital e empreendedorismo abrangem todos os insumos necessários para produzir um bem ou serviço. Terra representa todos os recursos naturais, como madeira e ouro, usados ​​na produção de um bem. O trabalho inclui todo o trabalho que trabalhadores e trabalhadores realizam em todos os níveis de uma organização, exceto para o empreendedor.

O empreendedor é o indivíduo que toma uma ideia e tenta obter lucro econômico combinando todos os outros fatores de produção. O empreendedor também assume todos os riscos e recompensas do negócio. O capital é composto de todas as ferramentas e máquinas usadas para produzir um bem ou serviço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais