Buscar

diferença entre ato jurídico e direito adquirido

diferença

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Santos

"Direito adquirido: é o direito material ou imaterial incorporado no patrimônio de uma pessoa natural, jurídica ou ente despersonalizado. Pela previsão do §2º do art. 6º da Lei de Introdução (...)
Ato Jurídico Perfeito: é a manifestação de vontade lícita, emanada por quem esteja em livre disposição, e aperfeiçoada. De acordo com o que consta do texto legal (art. 6º, §1º, Lei de Introdução), o ato jurídico perfeito é aquele consumado de acordo com lei vigente ao tempo que se efetuou (...)"
 (TARTUCE, Flávio - Manual de Direito Civil: volume único. 5ª ed. - Rio de Janeiro: Forense)

Em palavras mais simples, o Direito adquirido é aquele direito que foi alcançado antes de ser alterado. Ex.: Você possui o direito de se aposentar aos 55 anos, completa a idade e não busca seu direito. Dias depois, a lei muda e agora a aposentadoria é apartir dos 65 anos. Porém, independente da lei vigente, você possuia o direito adquirido de se aposentar aos 55 anos.
Já o ato jurídico perfeito, equivale por exemplo à contratos. Lembrando que contrato faz lei entre as partes, independente da lei vigente, o contrato ira valer por se tratar de um ato jurídico perfeito

Acrescentando que esses dispositivos são para manter a segurança jurídica em nosso ordenamento.

2
Dislike0
User badge image

maria hillary

Muito obrigado! !
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais