Buscar

ossos

  1. Explique porque os ossos longos possuem tecido compacto no centro e esponjoso nas extremidades.

💡 5 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A disposição dos tecidos ósseos compacto e esponjoso em um osso longo é responsável por sua resistência. Os ossos longos contém locais de crescimento e remodelação, e estruturas associadas às articulações. 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O tipo de osso muda conforme a função principal de cada área dos ossos longos. Sendo assim, as regiões mais ao centro (diáfise) precisam de maior supor e resistência aos movimentos, quedas e outras situações mecânicas. Além disso, servem como suporte do corpo e, por isso, precisam de maior sustentação que é obtida através dos ossos compactos.

Contudo, as extremidades (epífises) possuem uma função diferente. Nelas são feitas as fixações dos músculos que auxiliarão nos movimentos mecânicos do corpo. É preciso que permita de modo eficiente a passagem sanguínea para o osso e assim contribuir para a oxigenação e nutrição de modo a promover o desenvolvimento, crescimento e manutenção das células. Por isso, nessa região encontramos o osso esponjoso ao invés do osso compacto.


Resposta: Pois depende da função de cada região. A diáfise é compacta para promover sustentação e resistência e as epífises são compostas por ossos esponjosos para contribuir com passagem de sangue pela estrutura e para fixação dos músculos ao osso.

1
Dislike0
User badge image

Michael Sales

Os ossos longos possuem tecido ósseo compacto em toda sua área externa, por serem mais densos, possuem uma função protetora. O tecido esponjoso por sua vez é encontrado nas epífises dos ossos, altamente vascularizado possui a medula óssea vermelha.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais