Buscar

Vacância do cargo de presidente da república e vice presidente

💡 2 Respostas

User badge image

Hudson Ribeiro

A resposta encontra-se no art. 81 da Consituição Federal o qual declara " Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga".

Obs.: Há um ponto importante no parágrafo 1° do mesmo artigo: "Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei".

Obs. 2: Em qualquer um dos casos (regra estabelecida no caput do artigo) ou a exceção(§1° do art. 81) os eleitos completarão o perído de seus sucessores.

Ex. O Presidente é afastado do cargo por crime de responsabilidade e o seu Vice vem a falecer, ambos com 1 ano de permanencia no cargo, far-se-ão novas eleições e o eleito assumirá os anos que restavam de mandato do presidente e do seu vice.

Pra maiores esclarecimentos consulte as jurisprudências do STF acerca do assunto para aprofundar teus conhecimentos e esclarecer melhor o artigo em questão.

http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBd.asp?item=913

Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Constituição Federal disciplina a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente de duas formas, conforme indicado no art. 81, CF.

  • Vacância nos 2 primeiros anos de governo: ocorrerá nova eleição (direta) 90 dias após a abertura da última vaga.
  • Vacância nos 2 últimos anos de governo: ocorrerá nova eleição 30 dias após a abertura da última vaga. No entanto, essa eleição será indireta, ou seja, ocorrerá no Congresso Nacional por meio de um Colégio eleitoral.

Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

§ 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

§ 2º Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais