Buscar

Numa perspectiva filosófica, porque o homem (ser humano) é capaz matar outro homem?

Segundo Thomas Hobbes, o homem é violento em sua medida ou natureza, ou seja, há ai uma barbárie emergente que, segundo ele poderia ser controlada pelo poder do Estado, do contrário a liberdade não teria "limites". Considerando isso, porque o homem mesmo com o Estado é violento diante do outro? 

💡 9 Respostas

User badge image

Bárbara Braz

Muito interessante seu comentário, Pedro; obrigada por participar. Realmente, o homem é moldado pela própria liberdade que vem construindo consciente ou insconscientemente. E sim, é dificil definir os limites do ser humano a não quando avaliamos suas ações diante do outro. 

6
Dislike0
User badge image

Bárbara Braz

Obrigada por participar, Ana Carla. Vejo que sua perspectiva aparentemente se baseia na teoria de Rousseau em que o homem nao nasce bom ou mau, mas a sociedade o corrompe, neste caso, as situações o levam a determinadas escolhas, é isso que vc quis dizer? Se nao for, por favor me corrija. Mas considero, no entando que muitas vezes somos influenciados pelo externo tendo sem que o nosso interno tomar as decisões, ou seja, a nossa conscicência deve comandar. 

6
Dislike0
User badge image

Bárbara Braz

Muito obrigada por sua colaboração, Reginei J. Modolo. Interessantíssimo seu comentário. É claro que esta pergunta pode ser analisada sob vários aspectos e você nos trouxe a questão da ética sobre isso, muito bem. Considerando sua reformulação da pergunta, penso que essa "não capacidade" esteja entranhada na nossa racionalidade. Concordo com você quanto traz a abertura de possibilidades para caraterizar o "homem" como tal. No entanto penso que há uma dimensão ética ai estreitamentepresente na relação entre homem-homem, ou seja, um ser e outro, no contato face-a-face. O homem age tanto por seus "instintos" que dificilmente é capaz de "ler o rosto do outro" e por isso talvez, haja a violência. Porque, como fiz Levinas, quando conseguimos "ler o rosto do outro" vamos perceber que ele grita: "não me mate!".

 

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais