Buscar

História medieval atividade de aprendizagem 1

1)

Na Antiguidade o escravismo foi a forma de trabalho predominante, tendo seu auge durante o Império Romano. O controle e a violência eram as marcas da dominação escravista, tendo como consequências inúmeras formas de resistências, fugas, revoltas e insurreições. Assinale a alternativa que aponta corretamente como o escravismo, nessas condições, influenciou o desenvolvimento das forças produtivas:


Alternativas:

  • a)

    A violência e o controle dos patrícios sobre o trabalho escravizado permitiram que os trabalhadores intensificassem o ritmo de seus esforços aumentando a sua produtividade.

  • b)

    As relações sociais escravistas na Roma Antiga, pela excessiva concessão de direitos aos escravizados, não incentivou o desenvolvimento produtivo do trabalho.

  • c)

    O escravismo não permitiu, num determinado estágio de seu desenvolvimento, o avanço das forças produtivas, pois suas características não incentivavam o trabalhador cativo a aumentar a sua produtividade.

    Alternativa assinalada
  • d)

    O trabalho escravo, por sua violência, acelerou o desenvolvimento das forças produtivas, permitindo inclusive que os proprietários de terras concedessem liberdade para uma parcela dos cativos.

  • e)

    As rebeliões escravistas desestabilizaram o Império Romano, afetando a produtividade do trabalho e permitiram que uma nova relação de trabalho surgisse, a livre propriedade de terras.

2)

Durante a crise do Império Romano, a divisão ocidental e oriental do seu vasto território foi uma tentativa de manter o controle político, econômico e social daquela estrutura que estava em ruínas. O Império Romano do Oriente, Bizâncio, se diferenciou dos acontecimentos do Ocidente. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa diferenciação:


Alternativas:

  • a)

    Bizâncio já havia abandonado a estrutura escravista desde muito tempo, construindo relações de trabalho assalariadas antes da queda do Império Romano do Ocidente.

  • b)

    Com a adoção de relações de servidão, o Império Bizantino, antes da queda do Império Romano do Ocidente, manteve sua unidade política e territorial.

  • c)

    Bizâncio se diferenciou do Ocidente em função de sua aliança com os povos mulçumanos e persas.

  • d)

    Bizâncio manteve sua unidade política e territorial, assim como seu desenvolvimento comercial e cultural.

    Alternativa assinalada
  • e)

    O Império Bizantino, por meio da adoção da religião mulçumana, conseguiu manter seu território unificado, mas alterou radicalmente seu desenvolvimento cultural.

3)

Os povos germânicos que estavam na fronteira com o Império Romano viveram intensos conflitos e também estabeleceram relações comerciais com os romanos, o que alterou sua estrutura social, tornando-a mais complexa. Assinale a alternativa que aponta corretamente essa alteração nas estruturas sociais germânicas ocidentais, que adquiriram uma nova hierarquização:


Alternativas:

  • a)

    Imperador, Senado, plebe, proletários, escravos.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Nobreza, guerreiros, população com semiliberdade, escravos.

  • c)

    Rei, senhor feudal, servos, camponeses.

  • d)

    Burgueses e proletários.

  • e)

    Senhores e escravos.

4)

Na segunda onda migratória dos povos bárbaros, a partir do século VI, as estruturas políticas, econômicas e sociais que se gestavam foram novamente alteradas. Assinale a alternativa que aponta corretamente essas alterações:


Alternativas:

  • a)

    Propriedade comunal da terra, rica diversidade cultural e religiosa, reconstrução das relações primitivas que existiam em seus territórios de origem.

  • b)

    Propriedade coletiva da terra, produção e distribuição social da riqueza, fim das estruturas de dominação política, substituída pelo conselho de representantes das comunas rurais.

  • c)

    Confisco de terras com o fim da Hospitalitas, formação de um campesinato, maior germanização da Europa ocidental, fim das estruturas dualistas, conversão católica dos povos germânicos.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Construção de relações sociais mercantis, pela introdução do trabalho assalariado, pela industrialização da produção e pela subordinação do campo às cidades.

  • e)

    Reconstrução das relações escravistas, sendo que os antigos povos romanos foram escravizados pelos germânicos, a produção da riqueza foi marcada pela estrutura latifundiária.

💡 6 Respostas

User badge image

Silvio Nascimento Ferreira Nascimento

está contendo erros nas respostas...
1
Dislike0
User badge image

henrique santos

Respostas alguém saber?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais