Buscar

Durante a Primeira República, dentre os direitos adquiridos, ressalta-se a Lei Elói Chaves, que possibilitou:

Respostas

User badge image

nathallymairy

a Lei Elói Chaves é considerada o marco histórico da previdência pelas características mais próximas ao conceito atual de previdência social. Os benefícios se destinavam aos ferroviários, categoria de empregados das mais vulneráveis aos riscos de acidente e ao desgaste físico e, portanto, mais suscetíveis à perda ou à redução da capacidade laboral. Como o processo de industrialização continuava avançando para outras atividades, as garantias trabalhistas/previdenciárias ganharam mais atenção e incentivaram o surgimento de vários Institutos de Aposentadoria e Pensões para que se ampliasse o alcance da previdência a um maior número de trabalhadores.

Assim, foram criados o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM), junho de 1933, dos Comerciários (IAPC), maio de 1934, dos Bancários (IAPB), julho de 1934, dos Industriários (IAPI), dezembro de 1936, e os de outras categorias profissionais nos anos seguintes. Em novembro de 1966, todos institutos que atendiam aos trabalhadores do setor privado foram unificados com a criação do Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.

Portanto, a previdência social surge da necessidade de se garantir a sobrevivência do trabalhador e seus dependentes quando da perda ou redução de sua capacidade de trabalho. Essa preocupação se voltava para os trabalhadores mais vulneráveis, das atividades de maiores riscos e desgastes; contudo, ao longo do tempo, todos passaram a se beneficiar do sistema de previdência, independentemente da natureza de sua atividade, inclusive políticos, juízes, militares e autoridades públicas.

O que surgira inicialmente como um direito social, em amparo ao trabalhador, especialmente àqueles submetidos às piores condições de trabalho e, portanto, vulneráveis a riscos, veio a ser apropriado pelas classes mais privilegiadas. Não haveria para eles propriamente uma “previdência social”, mas um sistema de distribuição seletiva de privilégios, custeados por toda a sociedade.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando