Qual a principal diferença entre o ciclo biológico de Eimeria e Isospora? Quais aspectos epidemiológicos relevantes para a infecção por Isospora em cães e gatos?
Especialistas PD
há 7 anos
O ciclo de vida das espécies de Eimeria possui três fases distintas: esporogonia que ocorre no meio exterior; merogonia e gametogonia que ocorrem dentro das células dos tubos digestivos das aves domesticadas, sendo necessário o desenvolvimento completo das três fases para haver a formação final de oocitos (forma de resistência)
O ciclo de vida do Isospora é direto e não necessita de um hospedeiro intermediário. Os oocistos são excretados com as fezes de indivíduos infectados, ainda imaturos, não esporulados e não-infecciosos. A esporulação, requer vários dias e tem lugar no ambiente externo, em locais quentes e úmidos, e conduz à formação de dois esporocistos, cada um contendo quatro esporozoítos.
Se oocistos são acidentalmente ingeridos através de alimentos ou água contaminados, os esporozoítos são liberados e se inserem nos enterócitos do intestino delgado (duodeno e jejuno), onde eles começam a reprodução assexuada. Pelo menos uma semana mais tarde, a reprodução sexual também é iniciada, o que resulta na formação de oocistos contendo cada um um único esporoblasto. Os oocitos são excretados por anos ou mesmo décadas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
0111 01111
há 7 anos
https://pt.scribd.com/doc/142397782/2-Eimeria-e-Isospora