Buscar

COMO RESPONDER OS CASOS CONCRETOS

Em reportagem recentemente publicada, importante veículo de comunicação afirmou que, de acordo com especialistas, a Lava-Jato inventou não um novo direito penal, mas sim uma nova maneira de conduzir o processo penal. Entendem tais juristas que as novidades não se limitam apenas à velocidade acelerada dos processos, mas também implementou novidades que são mais comuns no sistema anglo-saxão (o denominado sistema de common law) as não na tradição romano-germânica, na qual se filia o sistema jurídico brasileiro. Cita, então, como tais novidades os acordos de delação e os acordos de leniência. Em (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/11/1936497-lava-jatoacelerou-processos-mas-direito-penal-de-curitiba-e-criticado.shtml) Neste sentido, pesquise e responda: I) Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romanogermânico do sistema denominado de common law? II) Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

  •  I) Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romanogermânico do sistema denominado de common law?

Não é possível dar uma definição exata aos sistemas Civil Law e Common Law, vez que estes sistemas assumem formas variadas dependendo do ordenamento que influenciaram. É possivel, no entanto, distinguí-los por características gerais.

Em linhas gerais, o sistema da Common Law, de influência anglo-americana, baseia-se, fundamentalmente, em precedentes jurisprudenciais (casos concretos). As decisões judiciais são, então, fontes imediatas do direito, gerando efeitos vinculantes. A norma de direito é extraída a partir de uma decisão concreta, sendo aplicada por meio de um processo indutivo, aos casos idênticos no futuro. Não quer dizer, contudo, que haja ausência de lei nesses países, muito pelo contrário. Todavia, a regra dos precedentes é bastante forte nos países que adoram a Common Law, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Já o sistema denominado Civil Law, é predominante na Europa Ocidental e foi influenciada pelo direito romano e germânico. A escola da Civil Law prioriza a lei como fonte imediata do direito. Há um predominio claro do direito positivado e legislado em desvantagem das demais fontes do direito. A norma jurídica constitui-se em um comando abstrato e geral procurando abranger, em uma moldura, uma diversidade de casos futuros.

  • II) Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?

Em realidade, o Brasil herdou o sistema jurídico romano-germânico de Portugal. Por ter sido colonizado por Portugal, país europeu que absorvera este sistema, o Brasil recebera forte carga de influência deste país, o que fez inclusive com que o Brasil adotasse, até hoje, o sistema romano-germânico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

casos concretos

História do Direito Brasileiro

ESTÁCIO

User badge image

Telma Maria