Buscar

O que você entende sobre MAIS VALIA?

Mais Valia

💡 3 Respostas

User badge image

Rosemeire Cassa

Mais valia:

Karl Marx conceitua mais-valia a diferença entre a despesa variável (salário) gasto com o funcionário e o lucro produzido a partir de sua mão de obra, ou seja, enquadra-se na exploração exercida pelos capitalistas sobre seus assalariados, sendo portanto a base da acumulação capitalista.

A força de trabalho também é considerada pelo marxismo como uma mercadoria, cujo valor é determinado pelos meios de vida necessários à subsistência do trabalhador (alimentos, roupas, moradia, transporte, etc.). Se este trabalhador trabalhar além de um determinado número de horas, estará gerando não apenas valor correspondente ao de sua força de trabalho (que lhe é pago pelo capitalista na forma de salário), mas também um valor a mais, um valor excedente sem contrapartida, denominado por Marx de mais-valia.

A partir desta fonte (de trabalho não pago) que são tirados os possíveis lucros dos capitalistas (industriais, comerciantes, agricultores, banqueiros, etc.), além da renda da terra, dos juros, etc. 

3
Dislike0
User badge image

Marcio Ruzon

Gosto de usar uma analogia para explicar a Mais-valia: suponhamos que eu pegue carona para ir com você à faculdade. Acertamos que eu pagaria a você a qantia de R$ 100,00/mês para ajudar mo combustível. 
Esse valor custearia apenas o combustível, sem levar em conta a manutenção do carro, IPVA, Seguro, um provável pedágio e o principal: suas horas como motorista. 
Então, Mais-valia é todo esse valor que eu não lhe pago, sua força de trabalho. Alugo apenas sua capacidade técnica (motorista), e seu esforço (o ato de dirigir) vem de graça. 
Marx defendeu e viu que o lucro do patrão consistia nesse não-pagamento à força, digamos, "de vida" do trabalhador. 
A essa diferença denominou mais-valia. Espero ter ajudado. :)

2
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Mais valia é a diferença entre o valor final da mercadoria e o valor da soma do valor dos meios de produção mais o valor pago ao traballhador. Essa diferença pode ser definida pelo lucro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais