Buscar

como fazer cálculo de escada?

💡 5 Respostas

User badge image

Beanca Souza

Existe a Fórmula de Blondel que determina a profundidade do piso conforme a altura do espelho, e vice-versa:

2.h+p=63

Ssendo "h" a altura do espelho e "p" a profundidade do piso.

Este ultimo valor pode variar segundo o código de obras da região

Ex: parede com altura de 1,80m (considerando piso a piso) e espelho com altura de 18cm. (converte-se todos os valores para a mesma medida)

Número de espelhos -> 180/18 = 10

h = 18cm

2.18 + p = 63

36 + p = 63

p = 63 - 36

p = 27cm

2
Dislike0
User badge image

Larissa Nogueira

i=hx100/c

ou seja a inclinação é igual a altura que você quer vencer vezes 100, dividido pelo comprimento que a escada vai ocupar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O desenho técnico é um sistema de representação gráfica de vários tipos de objetos, com o objetivo de fornecer informações suficientes para facilitar sua análise, ajudar a desenvolver seu design e possibilitar sua futura construção e manutenção. A representação gráfica é baseada na geometria descritiva e usa projeções ortogonais para desenhar as diferentes visões de um objeto. No caso, deve-se empregar conceitos normatizados para fazer o cálculo de uma escada, em um desenho arquitetônico.


O dimensionamento de escadas é o cálculo do número de níveis necessários, considerando a altura ideal de 18cm. A partir desta definição, deve-se calcular o tamanho do piso através da Fórmula de Blondell:

Onde h é a altura do degrau e p é sua largura. A partir daí deve-se identificar a distância vertical entre os pisos prontos. Conforme a proposta do espaço e a disponibilidade de área definir a forma da escada, dentre os números arranjos possíveis. Uma faixa de valores ideais é a seguinte:


Portanto, deve-se empregar a Fórmula de Blondell para dimensionar corretamente os degraus de uma escada.


Fonte:FRENCH, T. E., VIERCK, C. J. - Desenho Técnico Mecânico e Tecnologia Gráfica. Porto Alegre. Editora: Globo, 1995. GIESECKE, Frederick E. et al, Comunicação Gráfica Moderna. Porto Alegre: Bookman, 2002. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais