Buscar

Incostitucionalidade da lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais)

Queria saber a opinião dos senhores em relação da Incostitucionalidade da lei 9.099/95 a lei dos juizados especias de acordo com o art. 133 da CF. 

💡 10 Respostas

User badge image

Verena durans

Veja que ele diz que nao é necessário! O que não impede que a pessoa seja representada por um advogado ou defensor público, caso queira. Inconstitucionalidade seria se a lei fizesse tal vedação, concorda?
2
Dislike0
User badge image

Allan Simões Carvalho

É um assunto muito controvertido, há doutrinadores que alegam ser inconstitucional por ser indispensável a presença de um advogado para exercer de fato o direito de forma olena que a parte possui, por outro lado, há a corrente que diz não ser inconstitucional, visto que, por ser litígios de pouca complexidade e, ainda, as partes apenas narrarem os fatos com um pedido genérico, já se caracterizam o suficiente independentes para o Magistrado conceder (ou não) o direito. Vale lembrar que atualmente, o entendimento é de que o texto continua vigente produzindo seus efeitos, não sendo portanto revogado devido sua suposta inconstitucionalidade.
1
Dislike0
User badge image

Allan Simões Carvalho

De forma plena*
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais