Buscar

alguem pode me ajudar com a pergunta?

Qual o princípio de distribuição dos elementos químicos na Tabela Periódica proposta por Mendeleev à comunidade científica em 1869, em artigo cujo título traduzido seria “Um sistema sugerido de elementos químicos”?

💡 6 Respostas

User badge image

barra Sl

BOM DIA!

 

Em 1869, Mendeleev começou a escrever e colecionar cartões com todas as informações sobre as propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Esses cartões eram afixados na parede de seu laboratório e iam sendo trocados de posição à medida que ele observava semelhanças entre os elementos. Alguns espaços na parede ficavam vazios, pois ele acreditava que novos elementos estavam prestes a serem descobertos. Graças a essa distribuição de cartões na parede que hoje temos a tabela periódica, na qual os elementos estão em filas horizontais (de acordo com as massas atômicas crescentes) e em filas verticais (com elementos de propriedades semelhantes). Esse foi o princípio adotado por Mendeleev para a distribuição realizada por ele.

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

https://www.infoescola.com/quimica/classificacao-periodica-de-mende

Tabela Periódica utilizada atualmente é disposta em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico de cada elemento químico. O número atômico, representado pela letra Z, equivale à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico.

Na sua lei periódica, partindo do princípio de que volumes iguais de gases diferentes em condições idênticas de pressão e temperatura possuem o mesmo número de moléculas, ele definiu que todos os elementos são arranjados em ordem crescente de massa atômica. Assim, ele sistematizou nessa proposta algo que tempo depois veio a ser percebido por outros cientistas: existe uma relação entre as propriedades de certas substâncias e a massa atômica dos átomos que constituem estas.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Mendeleev conclui, devido aos resultados obtidos em várias experiências, que as propriedades químicas e físicas dos elementos se repetiam com certa regularidade em função da massa atômica dos elementos. Essa regularidade foi expressa por Mendeleev, em 1869, da seguinte maneira: As propriedades dos elementos e também as propriedades dos seus compostos variam periodicamente em função de suas massas.

Mendeleev organizou os elementos (63 elementos eram conhecidos na época) em linhas horizontais, chamadas períodos, em ordem crescente de massas atômicas e em colunas verticais, denominadas grupos, onde se situavam os elementos com propriedades semelhantes. Esse trabalho originou, em 1871, a tabela periódica de Mendeleev.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais