Buscar

pergunta do prepare-se 3

PERGUNTA 1

  1. cavalo

    Figura 1 – Cavalo pintado em parede de caverna de Altamira, Espanha.

    Fonte: Shutterstock, 2015.

    Observe as afirmações a seguir sobre pintura rupestre.

    I. As pinturas rupestres têm origem no período Paleolítico Superior e se desenvolveram com maior intensidade no período Neolítico, a partir da fixação dos grupos humanos propiciada pelo advento da agricultura e criação de animais.

    II. As pinturas rupestres têm origem no período Neolítico e representam as experiências nômades típicas do período.

    III. As pinturas rupestres passaram, gradativamente, do naturalismo para um abstrato bastante rudimentar.

    Está correto o que se afirma em:

     
    a.

    I e III.

    b.

    III, apenas.

    c.

    I, apenas.

    d.

    II e II.

    e.

    II, apenas.

💡 2 Respostas

User badge image

LR

Resposta: Está CORRETA a alternativa (a) I e III.

Justificativa: Por exclusão, apenas a afirmação (II) As pinturas rupestres têm origem no período Neolítico e representam as experiências nômades típicas do período.

, está INCORRETA. As pinturas rupestres datam do período Paleolítico que é anterior ao Neolítico.

As afirmações (I) As pinturas rupestres têm origem no período Paleolítico Superior e se desenvolveram com maior intensidade no período Neolítico, a partir da fixação dos grupos humanos propiciada pelo advento da agricultura e criação de animais e (III) As pinturas rupestres passaram, gradativamente, do naturalismo para um abstrato bastante rudimentar, estão corretas e sobre elas pode-se complementar que: A atividade artística se configura, desde tempos imemoriais, como um dos principais indicadores da presença humana num mundo que, ao longo da história, vem se caracterizando exatamente por uma humanização progressiva. Aponta para isso o fato de o termo grego para arte ser techné, cujo parentesco com nossa palavra "técnica" é por demais evidente, e que o equivalente latino ars corresponde igualmente bem à nossa concepção de "artefato". Por outro lado, e com uma conotação diferente daquela atividade meramente transformadora do habitat exterior, registra-se também a ligação ancestral de toda manifestação estética não só com a magia, exemplificada já pelas pinturas rupestres da pré-história, mas também com a dimensão religiosa num sentido amplo (de religação com o todo) o que pode, mais uma vez, ser entendido como mostra inequívoca de sua abragência e visceralidade. Tudo isso atesta o lugar sui generis ocupado pela arte no seio da cultura, e as primeiras tentativas de universalização conceituai - de reflexão filosófica - mais sistematizada tiveram que se defrontar com o fenômeno estético." (DUARTE, 1994: 10).

Referências bibliográficas:

DUARTE, Rodrigo A. P. Arte e modernidade. In Psicol. cienc. prof. vol.14 no.1-3 Brasília  1994.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais