Buscar

O que foi a Reação Antiliberalista?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Gabriele Madeira de Oliveira

        Segundo Alaska "O fascismo italiano, depois do comunismo russo, foi a mais notável tentativa levada a efeito no sentido de reformar as bases do Estado moderno. Apresentou-se como um movimento de dupla reação: contra a desintegração socioeconômica do liberalismo decadente e contra a infiltração do comunismo internacionalista. 
No campo da filosofia política situou-se numa posição intermediária, entre o coletivismo e o individualismo, formulando a concepção de que o Estado é união de grupos ou corporações. 
Na ordem econômica o fascismo condenou formalmente o liberalismo e o socialismo marxista. Pretendeu pôr fim á luta de classes pela organização sindicalista, agrupando nas mesmas corporações todos os membros de cada ramo da produção, sem distinção entre patrões e operários."

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O anti-liberalismo se tornou global - e isso é mais do que um pouco paradoxal. Seja sob a forma de ataques Trumpianos à imigração para os EUA, entusiasmo pelo Brexit no Reino Unido ou o aumento do apoio a partidos e políticos populistas em toda a Europa, o anti-liberalismo se apresenta como uma defesa do nacionalismo contra as tendências globalizantes do liberalismo. ideologia e instituições.

No entanto, esta virada para o nacionalismo está acontecendo globalmente. Isso não significa apenas que está acontecendo em vários lugares simultaneamente, o que é. Também, e de forma mais reveladora, significa que seus proponentes em todo o mundo se veem cada vez mais como aliados ideológicos que lutam uma batalha comum contra inimigos comuns.

E isso faz com que seja um movimento transfronteiriço de apoio às fronteiras, uma batalha internacional pela soberania nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais