Buscar

como funciona a intervenção militar?

💡 2 Respostas

User badge image

Julianne Saraiva

Um artigo da BBC Brasil revela que entre os anos de 2010 e 2017, a intervenção militar chamada de Garantia da Lei e da Ordem ou GLO já foi instalada 29 vezes no Brasil. Algumas delas ocorreram durante grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Além disso, some-se a esse levantamento as intervenções ocorridas em 2018, durante a greve de caminhoneiros e a intervenção militar para conter a violência no Rio de Janeiro.

Logo, para entender como a intervenção militar funciona é necessário saber a natureza da convocação. Quando não se trata de um golpe conduzido pelos próprios militares, como ocorreu em 1964, o chamamento é feito pelo próprio presidente da república.

Em seguida, toma-se a decisão de quem estará à frente das operações durante a intervenção militar. Algumas vezes é um civil, outras é um militar. Isso vai variar de acordo com os motivos que levaram a convocatória.

Em geral, a intervenção militar tem um período curto de manutenção, exceto quando se trata de um golpe. Ela age pontual sobre problemas factuais e tem duração.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A intervenção militar se dá quando as Forças Armadas, nas figuras do Exército, Marinha e/ou Aeronáutica) controlam o poder de um Estado independentemente de requisição. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais