Buscar

A Constituição de 1988 vedaria uma intervenção militar? E quando cessa a legitimidade advinda do escrutínio, como fica a democracia?

💡 2 Respostas

User badge image

Vanderly Junio Oliveira

A CR de 1988 veda qualquer movimento armado e apenas prevê intervenção Militar em caso de Guerra.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A resposta a essa questão depende do que se entende por intervenção militar.

Primeiramente, é preciso destacar que a função das Forças Armadas é garantir a soberania nacional, protegendo o Brasil de possíveis ameaças externas. Não é papel das Forças, pelo menos em regra, cuidar da segurança pública. Essa incumbência é das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civil e militar, tal qual determinado pelo art. 144, da Constituição.

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Além disso, as Forças Armadas estão hierarquicamente abaixo do Presidente da República e, portanto, devem respeitar suas ordens (art. 142, CF). Não podem, por conta própria ou clamor popular, extrapolar suas competências constitucionais para se imiscuir em assuntos civis.

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

No entanto, é possível, excepcionalmente, que as Forças Armadas atuem em prol da segurança pública, como se polícia fossem, nas chamadas missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Sobre a GLO, o Ministério da Defesa explica em seu site que:

“Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem. 

Reguladas pela Constituição Federal, em seu artigo 142, pela Lei Complementar 97, de 1999, e pelo Decreto 3897, de 2001, as operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. 

Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições. 

A decisão sobre o emprego excepcional das tropas é feita pela Presidência da República, por motivação ou não dos governadores ou dos presidentes dos demais Poderes constitucionais. 

Exemplo de uso das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem foi o emprego de tropas em operações de pacificação do Governo estadual em diferentes comunidades do Rio de Janeiro. Também, recentemente, o uso de tropas federais nos estados do Rio Grande Norte e do Espírito Santo, devido ao esgotamento dos meios de segurança pública, para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.” 

Portanto, só é possível falar em intervenção militar no sentido de uso das forças armadas para garantia da segurança publica, nos termos do GLO, ou para defesa da pátria contra ameaças externas. Fora isso, qualquer atuação é inconstitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais