Buscar

Perguntas

Considerando seus conhecimentos sobre a disciplina Didática, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.

 

  1. A Didática, mesmo depois de alguns séculos de seu surgimento, continua com o mesmo propósito: apenas trazer detalhes sobre como os professores devem se portar em sala de aula, ou seja, sua performance discursiva, postura, tom de voz etc.

 

  1. A didática, hoje, é uma área da Pedagogia, uma das disciplinas fundamentais nos cursos de licenciaturas, concebida como "teoria do ensino" que investiga os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.

 

 III. Um dos desafios da Didática, atualmente, é articular os conhecimentos adquiridos acerca de "como ensinar" e refletir sobre "para quem" ensinar, "o que" ensinar, o "por que" ensinar e "como" avaliar, tendo em vista sempre a realidade em que estão inseridos professores e alunos.

 

 Está CORRETO o que se afirma

 

                nos itens II e III, apenas. CORRETO

                no item III, apenas.

                nos itens I e II, apenas.

                nos itens I e III, apenas.

                no item I, apenas.

 

💡 5 Respostas

User badge image

mari mari

opa

0
Dislike0
User badge image

Kassya Peixoto

Os itens II e III, pois o item I está errado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sobre as alternativas supracitadas podemos afirmar:

Segundo algumas definições, didática é um dos ramos de estudo da pedagogia. É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais. Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade, sendo assim é uma reflexão sistemática e busca alternativas para os problemas da prática pedagógica.

Dentro do conceito de ensino democrático podemos avaliar as dificuldades da didática em se enquadrar em um momento em que o ensino deve ser mais ativo, democrático e igualitário. Os desafios de trazer a autonomia pedagógica e financeira para escola junto a gestão democrática passam pela aproximação da escola, famílias, gestores e alunos, para que ambos possam ser representativos e participativos dentro do processo educacional. Além disso existe o desafio de capacitação e adequação ao contexto histórico e tecnológico que os profissionais precisam passar.

Sendo assim resposta é II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais