Buscar

Existem três tipos de cartilagem: hialina elástica e fibrosa. A cartilagem hialina:

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Pucciarelli

A cartilarem hialina é responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos, sendo a encontrada em maior quantidade no corpo humano quando comparada às outras. 

Mas ela não é somente encontrada nos ossos, ela é encontrada também em maior quantidade na traquéia, brônquios e, claro, em ossos mais longos, como o fêmur e a extremidade central das costelas.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

cartilagem hialina é a variedade mais encontrada no corpo humano e, portanto, a mais estudada. É encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos. Neste disco, a cartilagem hialina apresenta os condrócitos dispostos em fileiras ou colunas paralelas, comumente recebendo a designação de cartilagem seriada.

Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no adulto são: fêmur, traquéia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.

A matriz da cartilagem hialina contém fibrilas de colágeno tipo II imersas em substância fundamental amorfa. As fibrilas de colágeno não podem ser visualizadas em preparados comuns, pois , além de possuírem reduzidas dimensões, seu índice de refração é muito semelhante ao da substância amorfa.

A parte amorfa da matriz é composta por macromoléculas de proteoglicanas. As proteoglicanas consistem em uma parte central, protéica, de onde se irradiam as moléculas de glicosaminoglicanas (condroitina 4-sulfato, condroitina 6-Cobre, queratossulfato). O ácido hialurônico é outra glicosaminoglicana presente na matriz, porém esta é uma molécula muito grande, que integra várias proteoglicanas.

0
Dislike0
User badge image

nilo lopes

Quais são as estruturas da cartilagem elástica?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais