Buscar

1) Um governo deve desenvolver políticas públicas para atender as necessidades da população. Dentre essas políticas temos educação, saúde, habitação,

1)

Um governo deve desenvolver políticas públicas para atender as necessidades da população. Dentre essas políticas temos educação, saúde, habitação, saneamento, entre outros. Mas não basta desenvolver tais políticas. É fundamental que os governos estabeleçam critérios para a avaliação do "sucesso" ou "fracasso" das políticas públicas desenvolvidas.

De acordo com Hofling (2001), quando se analisa políticas como as de educação, saúde, habitação, saneamento, previdência, entre outras, os fatores envolvidos para avaliação do "sucesso" ou "fracasso" desses projetos são complexos e dependem de uma série de variáveis.

Fonte: HOFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro, 2001

Sobre as variáveis que devem fazer parte da avaliação do "sucesso" ou "fracasso" das políticas públicas desenvolvidas pelos governos, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) avaliação do contexto histórico;

( ) a população assistida

( ) os modos de implementação

( ) as horas trabalhadas pelos governantes

( ) a rotatividade dos servidores

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    F - V - F - F - F

  • b)

    V - F - F - V - F

  • c)

    V - V - V - F - F

  • d)

    F - V - V - V - F

  • e)

    F - F - F - V - V

2)

João é gestor público e está realizando uma palestra para estudantes da área. João destacou que a ação do gestor público, requer o conhecimento técnico de fundamentos da administração pública e também o entendimento dos conceitos que envolvem o exercício da atividade pública tais como os conceitos de Estado, de justiça, de sociedade e tantos outros.

Nesse momento, João está apresentando aos estudantes o conceito que refere-se a:

O conjunto de instituições que possuem autoridade e poder para regular o funcionamento da sociedade, tendo na política o principal canal de reivindicação e controle do poder.

Forma de ordenamento político criado no âmbito das sociedades ocidentais, ou seja, organização que dispõe de instituições como as forças armadas, a polícia e os tribunais, para garantir e assumir as funções de governo, defesa, segurança e justiça num determinado território.

Escolha a alternativa que identifica corretamente o conceito que João está apresentando aos alunos.


Alternativas:

  • a)

    João está apresentando o conceito de Justiça

  • b)

    João está apresentando o conceito de Política

  • c)

    João está apresentando o conceito de Cidadão

  • d)

    João está apresentando o conceito de Estado

  • e)

    João está apresentando o conceito de Sociedade

3)

Os gregos inventaram a política, a democracia, definiam a polis como a cidade organizada por leis e instituições, e não apenas pelos desígnios de um só ou de um grupo de privilegiados. Os gregos criaram, ainda, as assembleias, espaços em que as decisões eram amplamente discutidas e debatidas por todos os cidadãos. O principal objetivo do Estado grego, ou polis, é tornar possível essa vida comum boa e feliz, por meio da justiça.

O principal legado dos gregos no que concerne à política diz respeito a separação entre interesses privados e coletivos e na definição de político como o regime no qual os governantes estão submetidos às leis, e não às decisões de um só soberano.

Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:

I - A política pública aparece como um elo entre o Estado e os interesses da população.

II - A política aparece como um elo entre o Estado e os principais interesses dos governantes.

III - Política diz respeito a tudo que envolve relações de poder e/ou organização e administração de coletivos;

IV - O gestor público deve conhecer as concepções de política e de Estado que sustentam ações e programas de intervenção;

V - Se o gestor conhecer as reivindicações da população, não precisa conhecer concepções de política para criar programas e ações.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


Alternativas:

  • a)

    Somente as alternativas I e II estão corretas;

  • b)

    Somente a alternativa III está correta;

  • c)

    Somente as alternativas II e IV estão corretas;

  • d)

    Somente a alternativa V está correta;

  • e)

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

4)

Os movimentos sociais são muito importantes no direcionamento que o governo deve tomar na formulação de políticas públicas. A luta por redistribuição busca corrigir o que os integrantes dos movimentos consideram injustiças econômicas e sociais. Podemos tomar como exemplo a luta dos sindicatos, que buscam redistribuir a renda por meio de salários mais altos e outros direitos sociais que diminuam a distância entre a qualidade de vida de empregadores e empregados. Outro exemplo, no Brasil, é movimento negro, que avançou em suas pautas de luta com a política de cotas nas universidades e no Programa Universidade para Todos (Prouni) etc. Assim, o gestor público não pode perder esta orientação em seu trabalho.

Considerando o contexto apresentado, escolha a alternativa que melhor descreve o principal objetivo das políticas públicas:


Alternativas:

  • a)

    o principal objetivo da política pública é atender aos governos como um todo, privilegiando os interesses dos grupos detentores do poder econômico, pois são esses que sustentam a sociedade.

  • b)

    o principal objetivo da política pública é priorizar programas de ação que possibilitem a incorporação de conquistas sociais pelos grupos e setores desfavorecidos, visando à reversão do desequilíbrio social.

  • c)

    o principal objetivo da política pública é desenvolver ações que atividades culturais e históricas, para que a população aprenda sobre o passado e não cometa os erros de reivindicações que não levam a nada.

  • d)

    o principal objetivo da política pública é manter a composição dos governos, privilegiando todos aqueles grupos poderosos, possibilitando a incorporação de conquistas econômicas e financeiras.

  • e)

    o principal objetivo da política pública é manter a competitividade do pais nos mercados nacional e internacional, visando gerar mais rendimentos aos setores favorecidos da sociedade.

5)

As _______________________ podem ser definidas como um canal de acesso da população ao Estado. São formuladas pela demanda de movimentos sociais e conta com a iniciativa dos poderes executivo ou legislativo.

As políticas públicas nascem das demandas sociais, privilegiando os interesses da _______________________.

A responsabilidade pela implantação e manutenção dos projetos são de responsabilidade do _______________________.

A sociedade participa sim na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas e, em alguns casos, essa participação é assegurada na própria lei que as constitui.

As _______________________, os encontros e conferências são instrumentos que vem se afirmando nos últimos anos como forma de envolver os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e _______________________.

Escolha a alternativa que completa corretamente e na sequência o texto acima. 


Alternativas:

  • a)

    políticas públicas - população - Estado - audiências públicas - controle social

  • b)

    audiências públicas - gestão - empresariado - leis - reivindicação pública

  • c)

    organizações públicas - sociedade - comércio - eleições - controle populacional

  • d)

    políticas públicas - gestão - Estado - eleições - controle social

  • e)

    controle social - audiência pública - Município - políticas públicas - reivindicação

💡 1 Resposta

User badge image

Pri FGM

não sei

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais