Buscar

Como o compliance empresarial pode reduzir a corrupção?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Oliveira

A procedência  do termo compliance é o verbo em inglês to comply, cujo sentido primordial é operar em concordância com uma norma, uma instrução interna, uma lei, um comando ou até mesmo uma simples solicitação.

Nos campos das corporações e institucional, compliance representa o conjunto de comandos para que se cumpram as políticas, os princípios e preceitos e as diretrizes instituídas para o negócio e para as atividades dessa mesma instituição ou ainda as normas legais e regulamentares. Refere-se também à ação de impedir, descobrir subterfúgios e tratar qualquer irregularidade ou inadequação que possa ocorrer.

No Brasil, a Lei nº 12.683/12, que modificou a Lei nº 9.613, (Lavagem de Dinheiro), pessoas jurídicas específicas "deverão adotar políticas, procedimentos e controles internos, compatíveis com seu porte e volume de operações, que lhes permitam atender ao disposto neste artigo e no art. 11, na forma disciplinada pelos órgãos competentes"[7], ou seja, um programa de Compliance Antilavagem.

O tema do presente artigo trata do Compliance queuma das formas de combate à corrupção com o advento da Lei nº 12.683/12 

2
Dislike0
User badge image

EDI POOL FRANCO

Uma vez que o Sistema de Gestão de Compliance ou simplesmente Compliance persegue o enquadramento da atividade empresarial nas leis, normas, diretrizes, políticas e procedimentos com objetivo de prevenir, detectar e punir atos ilegais e em desconformidade com o Código de Ética e Conduta da empresa através da implantação de um programa de melhoria continua, preservando a reputação e a imagem da empresa, as suas finanças, materializa-se o combate a corrupção interna e externamente nas relações com organizações publicas, privadas e a sociedade em geral, gerando vida longa para a empresa e mitigando significativamente os seus riscos.

0
Dislike0
User badge image

Luisfelipe Pinheirooliveira

mano você min ajuda
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais