Buscar

Enquete - Conhecimento Científico

É unanimidade entre os cientistas de todas as disciplinas que o conhecimento se tornou um produto valioso na sociedade contemporânea. Nesse contexto, evidenciou-se um preconceito com o conhecimento popular (senso comum). O senso comum é alimentado pelos sentidos, é subjetivo, fonte de criatividade e muito explorado pelos meios de comunicação e entretenimento. Já o conhecimento científico é racional, objetivo, metodológico, lógico e funcional. Na tentativa de superar o preconceito que diminui a importância do senso comum, qual é a característica em que o conhecimento popular pode ajudar na inovação e aplicação da ciência?

💡 4 Respostas

User badge image

Kauã Ferreira

No conhecimento popular, também chamado de senso comum ou experiência cotidiana, as ideias não têm referencias que as comprovem e possuem uma forte inclinação para erros, é acrítico, superficial, sensitivo, assistemático, e está ligado a preconceitos e a tradições conservadoras; enquanto que o conhecimento científico visa estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo. Este é obtido de modo racional e conduzido por meio de procedimentos científicos, é real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. Mas existem semelhanças entre esses dois tipos de conhecimento, e por esse motivo se faz necessário estabelecer uma relação, por exemplo, a forma ou o modo como é narrado o fenômeno, os métodos e os instrumentos para explicá-lo.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ele pode ajudar a ciência através das experiências do dia a dia. O senso comum é um juízo prático sadio a respeito de assuntos cotidianos, ou uma habilidade básica de perceber , entender e julgar que é compartilhado por ("comum a") quase todas as pessoas.

O primeiro tipo de senso comum, bom senso, pode ser descrito como "o jeito de ver as coisas como elas são e fazer as coisas como deveriam ser feitas". O segundo tipo é algumas vezes descrito como sabedoria popular , "significando conhecimento irrefletido não dependente de treinamento especializado ou pensamento deliberativo".

Os dois tipos estão interligados, já que a pessoa que tem bom senso está em contato com as ideias do senso comum, que emergem das experiências vividas daqueles que são sensatas o suficiente para percebê-las.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais