Buscar

Qual o conceito de direitos e garantias fundamentais?

💡 3 Respostas

User badge image

Tainá Oliveira

ireitos fundamentais são os direitos humanos positivados em um determinado ordenamento jurídico. São direitos fundamentais em razão de sua juridicidade. Os direitos humanos, por sua vez, têm conteúdo filosófico, sendo conceituados em uma discussão que antecede o direito. São aqueles direitos reconhecidos ao ser humano, como inerentes a sua humanidade. São exemplos: direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade.

Os direitos fundamentais se constroem através da história. Uma de suas características é a historicidade, pois são direitos que se vão sendo reconhecidos e inseridos no ordenamento jurídico conforme o evoluir da história.

0
Dislike0
User badge image

Iasmim Nascimento

A aplicabilidade e as características dos direitos e garantias fundamentais, é indispensável ao ser humano, com base na Constituição Federal e demais leis pertinentes.Quanto à aplicabilidade e a eficácia, a CF determina que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais possuem aplicação imediata. Logo, Esses direitos têm como finalidade garantir a proteção da dignidade humana em seus mais diversos âmbitos.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Os direitos fundamentais são os direitos humanos (nomenclatura internacional) definidos na Constituição e que devem ser garantidos e protegidos pelo Estado. Já as garantias fundamentais são uma forma ou um instrumento para garantir que esses direitos sejam colocados em prática. Os direitos e garantias fundamentais têm aplicabilidade imediata, ou seja, a existência deles é suficiente para que produzam efeitos. Eles estão descritos no Título II da CF, do art. 5º ao 17. Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos (aprovados pelo Congresso) são equivalentes às emendas à Constituição e são considerados direitos fundamentais.  

O artigo 5º é um dos mais importantes da CF e deixa claro que todos são iguais perante a lei, não podendo existir nenhuma distinção entre as pessoas. São garantidos o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, entre outras proteções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais