Buscar

1) Como é feito o processo de psicodiagnóstico na abordagem existencial?

:O objetivo do psicodiagnóstico dentro da perspectiva existencial-humanista tem sido definido como o conhecimento do cliente pelo psicólogo. Propõe uma perspectiva diferente, partindo da idéia de que o cliente é a referência para a atividade desse profissional e, por isso mesmo, deve ser compreendido a partir de seu ponto de vista. Assim, o objetivo do psicodiagnóstico é, em primeiro lugar, facilitar uma mudança de percepção do cliente a respeito de simesmo e de suas relações com o mundo.

💡 1 Resposta

User badge image

gabrielle andrade

O diagnóstico se faz a partir do sujeito, ou seja, ele não está pronto esperando apenas que o sujeito seja encaixado nele, mas sim, ele vai se constituindo a partir da história de vida deste. O cliente deve ser olhado de forma única, singular, sendo respeitada a sua totalidade. Não se pode, portanto, ser avaliado já dentro de padrões estabelecidos, pois ele é antes de tudo uma pessoa que sofre, que precisa ser ouvida e compreendida a partir dos seus próprios sentimentos, emoções, do que ela fala, do que vivencia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais