Buscar

Para as micro e pequenas empresas a tomada de decisão é baseada somente na intuição dos gestores, dispensando as informações contábeis

Para as micro e pequenas empresas geralmente, a  tomada de decisão é baseada somente na intuição dos gestores, dispensando as informações contábeis, seja por desconhecimento do real objetivo da contabilidade, seja pelo uso limitado e inadequado da mesma como, por exemplo, somente para atender a normas fiscais. Quanto a escrituração contábil das micro e pequenas empresas podemos dizer que:

A legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil, por isso as micro e pequenas empresas não devem se preocupar em manter escrituração contábil regular.

 

Os contadores devem incentivar seus clientes a não realizarem a referida escrituração contábil regular, por conveniência e redução do custo dos serviços prestados.

 

O Código Civil estabelece a dispensa da apresentação e manutenção da escrita contábil para as micro e pequenas empresas.

 

De acordo com o Código Civil apenas as Sociedades Anônimas de capital aberto estão obrigados a seguir um sistema de contabilidade mecanizado, por isso as pequenas e médias empresas estariam dispensadas de manter escrituração contábil regular.

 

A priori, a legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil. No entanto, por tratar-se de Decreto fiscal, não pode contrariar ou dispensar uma obrigação prevista em uma Lei, como o Código Civil Brasileiro.

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais