Buscar

Para as micro e pequenas empresas geralmente, a tomada de decisão é baseada somente na intuição dos gestores, dispensando as informações contábeis...

Para as micro e pequenas empresas geralmente, a tomada de decisão é baseada somente na intuição dos gestores, dispensando as informações contábeis, seja por desconhecimento do real objetivo da contabilidade, seja pelo uso limitado e inadequado da mesma como, por exemplo, somente para atender a normas fiscais. Quanto a escrituração contábil das micro e pequenas empresas podemos dizer que:


De acordo com o Código Civil apenas as Sociedades Anônimas de capital aberto estão obrigados a seguir um sistema de contabilidade mecanizado, por isso as pequenas e médias empresas estariam dispensadas de manter escrituração contábil regular.
A priori, a legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil. No entanto, por tratar-se de Decreto fiscal, não pode contrariar ou dispensar uma obrigação prevista em uma Lei, como o Código Civil Brasileiro. Os contadores devem incentivar seus clientes a não realizarem a referida escrituração contábil regular, por conveniência e redução do custo dos serviços prestados.
O Código Civil estabelece a dispensa da apresentação e manutenção da escrita contábil para as micro e pequenas empresas.
A legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil, por isso as micro e pequenas empresas não devem se preocupar em manter escrituração contábil regular.

Essa pergunta também está no material:

PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA AVALIAÇÃO PARCIAL
10 pág.

Simulado Prática Contábil Informatizada Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A priori, a legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil. No entanto, por tratar-se de Decreto fiscal, não pode contrariar ou dispensar uma obrigação prevista em uma Lei, como o Código Civil Brasileiro. Os contadores devem incentivar seus clientes a não realizarem a referida escrituração contábil regular, por conveniência e redução do custo dos serviços prestados." Isso porque, embora a legislação fiscal estabeleça a dispensa da escrituração contábil para fins fiscais, o Código Civil Brasileiro prevê a obrigatoriedade da escrituração contábil para todas as empresas, independentemente do porte. Além disso, os contadores devem incentivar seus clientes a manterem a escrituração contábil regular, pois isso pode trazer benefícios para a gestão financeira da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais