Buscar

significado

o que significa PROPTER REM?

💡 2 Respostas

User badge image

Eli Silva

Propter Rem é uma obrigação real, que decorre da relação entre o devedor e a coisa. Difere das obrigações comuns especialmente pelos modos de transmissão. Propter rem significa “por causa da coisa”. Assim, se o direito de que se origina é transmitido, a obrigação o segue, seja qual for o título translativo. A transmissão é automática, independente da intenção específica do transmitente, e o adquirente do direito real não pode recusar-se a assumi-la. São exemplos da obrigação, que pode ser identificada em vários dispositivos esparsos do Código Civil, já que não a disciplinou isoladamente: a obrigação imposta ao condômino de concorrer para as despesas de conservação da coisa comum (artigo 1.315);  a do condômino, no condomínio em edificações, de não alterar a fachada do prédio (artigo 1.336, III);  a obrigação que tem o dono da coisa perdida de recompensar e indenizar o descobridor (artigo 1.234);  a dos donos de imóveis confinantes, de concorrerem para as despesas de construção e conservação de tapumes divisórios (artigo 1.297, § 1º) ou de demar­cação entre os prédios (artigo 1.297);  a obrigação de dar caução pelo dano iminente (dano infecto) quando o prédio vizinho estiver ameaçado de ruína (artigo 1.280); e a obrigação de indenizar benfeitorias (artigo 1.219).

Fundamentação:

  • Artigos 1.219, 1.234, 1.280, 1.297, § 1º, 1.315 e 1.336, III, todos do Código Civil
Dessa forma, a obrigação propter rem é àquela que recai sobre uma pessoa em razão da sua qualidade de proprietário ou de titular de um direito real sobre um bem. Segundo *Arnoldo Wald, as obrigações propter rem “derivam da vinculação de alguém a certos bens, sobre os quais incidem deveres decorrentes da necessidade de manter-se a coisa”.

A obrigação propter rem segue o bem (a coisa), passando do antigo proprietário ao novo que adquire junto com o bem o dever de satisfazer a obrigação. A obrigação propter rem é transmitida juntamente com a propriedade, e o seu cumprimento é da responsabilidade do titular, independente de ter origem anterior à transmissão do domínio.

Há dois vídeos no youtube que falam sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=e__b86lK5Rg

https://www.youtube.com/watch?v=_obGQZ5QOM0

Espero ter ajudado!!!

 
São exemplos de obrigação propter rem:
 
A obrigação do adquirente de um bem hipotecado de saldar a dívida que a este onera se quiser liberá-lo;
 
A obrigação do condômino de pagar as dividas condominiais;
 
A obrigação que tem o condômino de contribuir para a conservação ou divisão do bem comum;
 
A obrigação do proprietário de um bem de pagar os tributos inerentes à coisa;
 

Entre outros.

Fontes: http://professordouglasmarcus.blogspot.com.br/2011/04/obrigacao-propter-rem.html

http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1257/Obrigacao-propter-rem

Há também dois vídeos no Youtube que tratam do assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=e__b86lK5Rg

https://www.youtube.com/watch?v=_obGQZ5QOM0

Espero ter ajudado!!! :D

Um abraço!!! Sucesso para você!!!

 

1
Dislike0
User badge image

Amanda Duarte

Significa “por causa da coisa”. A obrigação propter rem segue o bem (a coisa), passando do antigo proprietário ao novo que adquire junto com o bem o dever de satisfazer a obrigação. Ela é transmitida juntamente com a propriedade e o seu cumprimento é da responsabilidade do titular, independente de ter origem anterior à transmissão do domínio.

 

Exemplo: A obrigação do condômino de pagar as dividas condominiais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais