Buscar

em que condições podem ser substituidas as testemunhas

💡 1 Resposta

User badge image

Steffany Garcia

Em regra, nas condições do Art. 408 CPC

"Art. 408 - Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte só pode substituir a testemunha:

I - que falecer;

II - que, por enfermidade, não estiver em condições de depor;

III - que, tendo mudado de residência, não for encontrada pelo oficial de justiça."

No entanto há algumas ressalvas a serem feitas. Achei um site que explica bem essas ressalvas. Confora lá http://www.tex.pro.br/home/artigos/71-artigos-nov-2007/5731-comentarios-ao-codigo-de-processo-civil-arts-400-a-419-da-prova-testemunhal 

Selecionei uma parte que achei pertinente:
"Substituição de testemunhas – O aparente rigor do artigo, que deixa entender, em interpretação literal, que haveria preclusão do direito de arrolar testemunhas tão logo depositado o rol e que as hipóteses de substituição são taxativas, tem sido amenizado pela doutrina e jurisprudência, tendo em conta que “leva a situações injustas e injustificáveis”53.

 

Por primeiro, entende-se que o artigo esta se referindo a substituição das testemunhas após o prazo legal. Assim, não há óbice à permuta antes do advento do termo fixado pelo juiz ou, quando não fixado, antes do décimo dia precedente à audiência54. Por exemplo: juntado o rol de testemunhas pelo autor com a inicial, admissível a sua alteração enquanto não atingido o limite temporal fixado pelo juiz em 15 dias antes da audiência, sem qualquer necessidade de justificativa.

 

A substituição em tal situação, não prejudica a parte adversa, que terá tempo suficiente para investigar e elaborar eventual contradita, e nem ocasiona a procrastinação do feito55.

 

Depois, não se pode entender como taxativas as hipóteses elencadas nos incisos do presente artigo. Outras circunstâncias tão justificantes quanto as previstas nos incisos da norma em comento devem autorizar a substituição. “Ninguém põe em dúvida o interesse que tem a Justiça de permitir à parte, mesmo quando já iniciada a instrução em audiência, o direito de substituir testemunha por ela arrolada, e a quem foi reconhecida procedente a escusa de depor (art. 406)”56. Da mesma forma, há de ser admitida, malgrado não conste no rol do artigo em comento, a substituição da testemunha que deixou de ser inquirida por ter sido acolhida à contradita amparada em razões que desconhecia a parte que a arrolou57.

 

Retornando aos casos elencados, cabe referir que a substituição dependerá da comprovação da situação permissiva. A morte será comprovada pelo atestado de óbito, a doença por declaração de médico que ateste não apenas a impossibilidade de comparecer a audiência, mas sim de depor (art. 336, parágrafo único). A mudança de endereço há de ser certificada pelo oficial de justiça58."

Bons estudos!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais