Buscar

pergunta de direiro penal!

Um homem com a intenção de matar o seu vizinho por conta de um conflito, fica na janela de sua casa aguardando o rival aparecer, portando uma uma arma, por ser noite, a rua estava completamente escura, e havia somente a casa do alvo em frente. O sujeito ver alguem chegando e achando ser o seu vizinho e imediatamente disfere os tiros sobre o seu irmão que estava indo lhe fazer uma visita, que cai morto. De que maneira responderá o autor do homicídio? Sobre a vítima ou sobre o seu vizinho?

💡 4 Respostas

User badge image

Fernando Castilho

Responderá pelo resultado do homicídio, como se tivesse matado a vítima almejada. Trata-se da hipótese de erro sobre a pessoa, positivada no Art. 20 §3 do CP. Em suma, mesmo a vítima sendo o irmão do autor, responderá como se tivesse matado o vizinho, tendo em vista o erro cometido.

2
Dislike0
User badge image

Elievan Silva

infelizmente a nao tem como editar o titulo, o passei direto nao disponibiliza essa ferramenta ainda. Mas ta valendo glr!
1
Dislike0
User badge image

Gesilaine Vasconcelos Rosa

O agente age com consciência do fato, enganando-se a respeito de um dado não essencial do delito ou quanto à maneira de sua execução. O erro acidental não exclui o dolo, são casos de erro acidental: erro sobre pessoa (error in persona), disciplinando no art. 20, § 3 “O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena”. Não há, pois, exclusão da tipicidade do fato. O erro sobre a pessoa não exclui o crime, pois a norma penal não tutela apenas a pessoa,mas todas as pessoas e responde por homicidio doloso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais