Buscar

quando um estímulo condicionado é apresentado várias vezes sem a presença do estímulo incondicionado ao qual foi emparelhado inicialmente.

Trata-se do enfraquecimento do reflexo condicionado, quando um estímulo condicionado é apresentado várias vezes sem a presença do estímulo incondicionado ao qual foi emparelhado inicialmente. Esse princípio é chamado

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Cezar de Albuquerque

Condicionamentos operante e respondente

A tentativa de compreender os casos que temos em mão, frequentemente nos obriga a deixar de lado nossas próprias convicções para que possamos nos abrir à compreensão real do que acontece. Chamo aqui de compreensão real, a compreensão sem amarras a concepções teóricas.

Quando nos damos conta de que uma determinada estratégia pode ser mais indicada a determinado paciente, devemos dar toda a atenção a esse que se mostra um sentimento instantâneo, praticamente uma intuição do que realmente pode ser fator de mudança e de melhora terapêutica.

            Na TCF, comumente nos abrimos ao arcabouço teórico de outras abordagens para nos utilizarmos de técnicas e estratégias terapêuticas. Na verdade, este é um dos princípios da atuação do profissional.

            Um dos principais referenciais que costumo utilizar na prática clínica é a atenção aos condicionamentos e suas influências na vida dos pacientes. É importante sinalizar que, quando se trata da TCF, não temos um conjunto de técnicas definidas para cada transtorno. É possível, por exemplo, utilizar uma técnica de relaxamento muscular progressivo concomitante a uma análise de Genograma quando o paciente apresenta grau elevado de ansiedade ligada às suas relações familiares.

            Ao longo do tempo, venho observando que os condicionamentos são peças muitas vezes centrais no funcionamento das pessoas. Portanto, acho importante uma breve visita aos conceitos difundidos por Pavlov, Watson, Skinner entre outros.

No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado. (Moreira e Medeiros, 2007; p.32).

No condicionamento operante, temos a ação do indivíduo para tentar atingir uma consequência específica. Depois de atingir tal consequência, assume-se que a probabilidade de que o indivíduo volte a emitir o mesmo comportamento para obter consequências semelhantes aumente. Diz-se que o comportamento operante é aquele controlado por suas consequências. (Moreira e Medeiros, 2007; p.48).

            É muito comum que a análise funcional do comportamento traga ideias e novas possibilidades para o projeto terapêutico.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais