Buscar

desafio enade 3

A objetividade jornalística exige que os textos noticiosos sintetizem as informações mais importantes no primeiro parágrafo, o chamado de Lead. Esse procedimento foi criado no século 19, durante a Guerra de Secessão dos EUA, como forma de agilizar o envio, às sedes dos jornais, de informações a partir da zona de conflito, mediante o uso de telégrafos pelos repórteres. Desde então, o Lead continua sendo utilizado nas atividades de Jornalismo, principalmente na vida moderna, levando em conta o fato de os leitores dispõem de pouco tempo para se ocuparem das notícias. Com base nessas informações, leia o texto abaixo e responda a questão.

"A astronomia já viveu grandes revoluções em sua história. Das esferas de cristal que sustentavam os astros em seus pontos fixos à revolução de Nicolau Copérnico (1473-1543) e às elipses de Johannes Kepler (1571-1630), muitos séculos de observação foram necessários para mudar a imagem do céu. O século 20 não poderia fugir à regra. Uma descoberta anunciada na semana passada pela revista britânica “Nature” confirma o padrão. Astrônomos do Observatório Austral Europeu (ESO, na sigla em inglês) detectaram o primeiro planeta fora do Sistema Solar.

(Novo Manual da Redação, Folha de S.Paulo, 3ª ed., 1993)

Questão: O primeiro parágrafo dessa notícia caracteriza o que no jornalismo se chama de:

💡 1 Resposta

User badge image

Marcela Castro

Nariz de Cera

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais