Buscar

São espécies de riscos ambientais:

São espécies de riscos ambientais: I. Riscos biológicos estão associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de micro-organismos; II. Riscos físicos são diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som; III. Riscos químicos são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão; Riscos Biológicos – São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros;

💡 3 Respostas

User badge image

fag 07088

Os riscos ambientais são elementos ou substâncias presentes no ambiente de trabalho que podem ocasionar doenças ou acidentes.


A definição de segurança no trabalho pode, por muitas vezes, se restringir a um número de profissões menor do que realmente se reconhece. Atividades profissionais como construção, civil, áreas hospitalares e eletricidade costumam atrair os holofotes das principais questões que norteiam esse assunto.

Com isso, muitos trabalhadores não envolvidos com esses segmentos acabam convivendo com situações de perigo, quase que todos os dias, sem ao menos ter consciência dos riscos que estão correndo por não estarem bem equipados com os seus EPIs. O termo utilizado para descrever toda e qualquer ação que possa vir a prejudicar o estado de saúde deste profissional é chamado de Risco Ambiental.

Ainda que os riscos ambientais não sejam popularmente conhecidos desta forma, e nem todos estejam associados à falta de proteção, eles podem ser encontrados facilmente em diferentes ambientes de trabalho. Pensando nisso, vale a pena conhecer os principais tipos de riscos ambientais que um profissional pode estar exposto durante sua rotina de trabalho.

5 tipos de riscos ambientais

Físicos

Os riscos físicos compreendem condições climáticas inadequadas e as diversas formas de energia capazes de favorecer acidentes ou o desenvolvimento de doenças.

São exemplos de riscos físicos: temperaturas extremas, ruídos altos ou constantes, exposição à radiação, umidade ou pressão anormal.

Químicos

Os riscos químicos são representados pela presença de substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo, causando prejuízos.

São exemplos de riscos químicos: excesso de poeira, presença de gases, névoas, neblinas e vapores.

Biológicos

Os riscos químicos dizem respeito à presença de microrganismos que podem contaminar o organismo, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele.

São riscos biológicos: fungos, parasitas, vírus e protozoários.

Acidentes mecânicos

Os riscos estão associados especialmente à presença de maquinário ou equipamentos capazes de proporcionar lesões e acidentes de trabalho.

Nesta categoria são exemplos: trabalho com máquinas e equipamentos defeituosos, manuseio de corrente elétrica sem proteção, iluminação inadequada e probabilidade de explosões e incêndios.

Ergonômicos

Os riscos ergonômicos são representados pelas atividades que exigem muito esforço físico ou condições psicológicas capazes de prejudicar a saúde do trabalhador.

São exemplos de riscos ergonômicos: esforço físico intenso ou por longos períodos, exigência de postura inadequada durante o trabalho, séries intensas de repetições da mesma tarefa, controle rígido de produtividade e jornadas prolongadas.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre NR 32 e Administração de Recursos Humanos.Os riscos ambientais estão presentes em qualquer ambientais e que acima dos limites recomendado podem vir a ocasionar danos nocivos a suade das pessoas. Podendo não ter efeito imediato pois dependera do tempo que ficar exposto a intensidade etc. Temos 5 tipos de riscos ambientais

Riscos Físicos (verde) Exemplo: Ruído

Riscos Químicos ( vermelho) Exemplo: poeiras minerais

Riscos Biológicos (marrom) Exemplo: vírus, bactérias

Riscos Acidentais (azul) Exemplo: choque elétrico

Riscos Ergonômicos (amarelo) Exemplo: esforço físico Logo, a questão só aborda 4 tipos de riscos ambientais quando na verdade existem 5 tipos que são eles riscos físicos, químicos ,biológicos, acidentais e ergonômicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais