Buscar

Quais são as fontes do Direito Administrativo?

💡 2 Respostas

User badge image

max89

a

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A doutrina costuma indicar 5 fontes do direito administrativo:

1) Lei – exemplo: Lei de Licitações (Lei 8666/93)

2) Jurisprudência – exemplo: no Informativo nº 825, o STF consolidou a tese de que é necessária a observância da garantia do devido processo legal, em especial, do contraditório e da ampla defesa, relativamente à inscrição de entes públicos em cadastros federais de inadimplência. Assim, a União, antes de incluir Estados-membros ou Municípios nos cadastros federais de inadimplência (exs: CAUC, SIAF) deverá assegurar o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.”

3) Doutrina – exemplo: artigos, teses de doutorado, livros...

4) Princípios Gerais do Direito – exemplo: Princípio Republicano, Democrático...

5) Costumes – exemplo: “costume na Faculdade de Direito da USP que os docentes de maior titulação e antiguidade escolheram a matéria que querem ministrar. O Regimento da USP não estabelece a forma de escolher as aulas a ministrar. Outorga competência ao Departamento a atribuição da distribuição das aulas, mas não a forma como serem distribuídas. Logo, elas podem ser distribuídas de acordo com o costume na USP de antiguidade e titulação.” (exemplo retirado do artigo “Costume como Fonte de Direito Administrativo de Sergio Pinto Martins.)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais