Buscar

Interprete a máxima de Trasímaco, "A justiça é na realidade um bem de outrem; é uma vantagem para quem manda; é um dano pra quem obedece."

💡 6 Respostas

User badge image

Izauro Gabriel

Atividade de Zairo! :D

1
Dislike1
User badge image

Stênio Pinheiro

Atividade de Zairo! :D

 

1
Dislike0
User badge image

Alcino Souza Jr.

Para os sofistas, o direito é algo relativo, opinião mutável, expressão do arbítrio e da força:” justo é aquilo que favorece ao mais forte”. Assim, Trasímaco pergunta se a justiça é um bem ou um mal, e responde:” A justiça é na realidade um bem de outrem; é uma vantagem para quem manda, é um dano para quem obedece”.

Em geral, os sofistas eram céticos em moral e mais negadores e destruidores do que construtivos e afirmativos. Pode-se dizer que eles suscitaram a grande filosofia idealistas grega, da qual nenhum outro povo orgulhou-se em pertencer. Eles são uma conseqüência natural daquele momento, de forma que foram eles pela primeira vez que fizeram as perguntas pelo fundamento da lei, pela sua validade, pela definição do direito e da justiça.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais